Topo
Notícias

Portugal supera os 13 mil casos e chega a 380 mortos por Covid-19

08/04/2020 16h49

Lisboa, 8 abr (EFE).- Portugal atingiu nesta quarta-feira a marca de 13.141 infectados pelo novo coronavírus e 380 mortos, segundo balanço divulgado pela Direção Geral de Saúde do país, que aponta também para uma estabilização na curva de contágios.

"O que sabemos no dia de hoje é que, nos últimos dias, houve uma estabilização na curva real e na projetada", apontou a diretora do órgão público, Graça Freitas.

A representante da Direção Geral de Saúde, no entanto, admitiu que não se trata de um dado "garantido", por isso, um relaxamento na aplicação de medidas decorrentes do estado de emergência pode provocar um novo aumento de casos em Portugal.

Na comparação com o balanço de ontem, foram 699 novos registros de infectados, número 5,6% maior do que o anterior, além de 35 mortes a mais.

Atualmente, estão hospitalizadas 1.211 pessoas para tratamento da Covid-19, sendo que 245 estão internadas em unidades de terapia intensiva.

RESPIRADORES E TESTES.

Hoje, o presidente da comissão de acompanhamento da resposta à pandemia em Portugal, João Gouveia, admitiu que o governo está testando solucionar as carências de meios que as equipes de saúde possuem, principalmente de respiradores artificiais.

Por sua vez, segundo as autoridades locais presentes da apresentação do balanço diário, foi aumentada a capacidade diária de realização de testes de diagnósticos, para 11 mil.

Apesar do otimismo diante dos dados e da busca por melhora nas condições de atendimento, o pedido é que as pessoas se mantenham em alerta e prudentes, para que a curva de contágios siga, ao menos, estável durante a Semana Santa.

De amanhã até a próxima segunda-feira serão proibidos os deslocamentos de habitantes para fora das cidades que vivem, com exceção viagem por causa de trabalho.

Durante esse período, inclusive, haverá suspensão do tráfego de passageiros em todos os aeroportos nacionais. EFE

cdb/bg

(foto)

Notícias