Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Incêndio florestal perto de Chernobyl provoca aumento da radioatividade

Arício Filho/Arquivo Pessoal
Imagem: Arício Filho/Arquivo Pessoal

05/04/2020 14h37

A Ucrânia anunciou neste domingo (5) um aumento da radioatividade devido a um incêndio florestal declarado na véspera na zona de exclusão que rodeia a central de Chernobyl, onde ocorreu, em 1986, o pior acidente nuclear da História.

"Há radioatividade superior à normal no coração do incêndio", indicou no Facebook Egor Firsov, que lidera o serviço de inspeção ambiental. Ele acompanhou sua mensagem com um vídeo que mostra um contador Geiger exibindo um nível de radioatividade 16 vezes mais alto do que o normal.

As chamas se propagaram por mais de 100 hectares no setor florestal situado em torno da central nuclear, a cerca de 100 quilômetros da capital, Kiev.

Em nota divulgada em um primeiro momento, os serviços de emergência garantiam que as chamas estavam sob controle e que não havia sido detectado nenhum aumento da radioatividade no ar. Ontem, chegaram a afirmar que havia "problemas" para extinguir o fogo, devido ao aumento da radioatividade em alguns pontos.

Autoridades afirmaram, por sua vez, que as localidades próximas não corriam perigo. Dois aviões, um helicóptero e cerca de 100 bombeiros estavam mobilizados para lutar contra o incêndio.

O reator número 4 da central de Chernobyl explodiu em 26 de abril de 1986, contaminando, segundo diferentes estimativas, ate 75% da Europa. Depois desta catástrofe, as autoridades evacuaram milhares de pessoas. Uma ampla área de mais de 2.000 quilômetros quadrados foi abandonada.

Outros três reatores da planta continuaram funcionando após o desastre. O último parou em 2000, o que marcou o fim de toda atividade industrial em Chernobyl.

Notícias