Topo
Notícias

Em pronunciamento raro, rainha Elizabeth II falará sobre desafio planetário do coronavírus

05/04/2020 07h36

Em seu longo reinado, a rainha Elizabeth II fez raramente discursos pela TV. Neste domingo (5), ela falará ao Reino Unido e às nações da Commonwealth para pedir o o enfrentamento ao surto do coronavírus com força, autodisciplina e companheirismo.

Trechos do pronunciamento foram publicados neste sábado (4). O discurso tem um tom "profundamente pessoal". A monarca de 93 anos dirá que tem fé que a população irá reagir, apesar das dificuldades.

Esta é a quarta vez em seus 68 anos de reinado que Elizabeth II pronuncia um discurso especial pela TV. Tradicionalmente, ela faz apenas mensagens anuais de Natal. A transmissão será às 19h pelo horário local (16h de Brasília).

O Reino Unido registrou neste sábado (4) um recorde de 708 mortes diárias provocadas pelo novo coronavírus. Entre as vítimas, um menino de cinco anos. Com os novos óbitos, o país contabiliza 4.313 vítimas fatais, às vésperas de iniciar a terceira semana de confinamento.

Agradecimento aos profissionais de saúde

Segundo o Palácio de Buckingham, a rainha agradecerá aos profissionais de saúde e outros trabalhadores por seus esforços durante a crise. "Falo a vocês sabendo que este período será cada vez mais desafiador", dirá no discurso, gravado no Castelo de Windsor, a oeste de Londres. "Este é período de alteração na vida do nosso país: uma alteração que causa dor em alguns, dificuldades financeiras para muitos e mudanças enormes na vida cotidiana de todos nós", dirá Elizabeth II.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que contraiu a Covid-19 e está em quarentena, pôs seu governo em pé de guerra para dar uma resposta coletiva ao surto. Setecentas e cinquenta mil voluntários responderam à sua convocação para dar apoio ao Serviço Nacional de Saúde (NHS). Idosos e pessoas vulneráveis foram colocadas em auto-isolamento.

Empresas e indústrias se mobilizaram com nunca desde a Segunda Guerra Mundial. "Espero que nos próximos anos, todos possamos nos sentir orgulhosos de como respondemos a este desafio", indicará a rainha. "Os que vierem depois de nós dirão que os britânicos desta geração foram muito fortes e que as qualidades de autodisciplina, de determinação tranquila e com bom humor e de companheirismo ainda caracterizam este país", completará.

Precauções

A rainha e seu esposo, o príncipe Philip, de 98 anos, se mudaram para o Castelo de Windsor em 19 de março como medida de precaução por sua idade, um fator de risco para a doença. Segundo funcionários da Coroa britânica, os dois gozam de boa saúde e seguem as recomendações do governo.

O filho mais velho de Elizabeth II e herdeiro ao trono, o príncipe Charles, de 71 anos, se autoisolou em seu sítio em Balmoral, no nordeste da Escócia, após apresentar os sintomas da COVID-19.

A família real suspendeu seus compromissos e o discurso de domingo foi gravado com uma câmera com equipamento de proteção, informaram funcionários reais. Foi pedido assessoramento médico para reduzir qualquer risco para a rainha e outras pessoas, acrescentaram.

Esta será a primeira intervenção da rainha em momentos difíceis desde a morte de sua mãe, em 2002. Antes, ela se dirigiu à nação na véspera do funeral da princesa de Gales, em 1997. Também transmitiu uma mensagem em 1991, durante a primeira Guerra do Golfo, e, em 2012, agradeceu a opinião pública após as celebrações por seu Jubileu de Diamante, que marcou o 60º aniversário de sua ascensão ao trono.

Pior saldo de vítimas

O Reino Unido registrou nesse sábado 708 novas vítimas fatais pela Covid-19. Este é o pior balanço diário de mortes no país, confirmando a aceleração da epidemia que já matou 4.313 pessoas e contaminou oficialmente 41.903.

Como medida de precaução, na quinta-feira (2) foi inaugurada oficialmente por videoconferência um novo hospital de campanha de 4.000 leitos no leste de Londres, onde os pacientes mais graves serão atendidos.

(Com informações da AFP)

 

Notícias