Topo
Notícias

Do Stop ao TikTok: estes apps estão tirando o tédio de geral na quarentena

Reprodução
Imagem: Reprodução
do UOL

Laura Martins

Colaboração para Tilt

05/04/2020 04h00

A falta dos amigos, família e até namorado está batendo na porta de todas as pessoas durante a pandemia do novo coronavírus. Mas, alguns aplicativos divertidos te ajudam a matar um pouco da saudade, ainda que de longe.

Veja abaixo a lista feita por Tilt para te ajudar a passar por esse período da melhor forma possível. Temos desde os já badalados Houseparty e TikTok até uma versão do clássico jogo de Stop para celulares.

Houseparty

Houseparty - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O aplicativo viu sua popularidade crescer com a chegada da quarentena. Ele funciona como uma ferramenta de videoconferência combinada com jogos e caiu no gosto de quem quer encontrar os amigos, ainda que não possa ser ao vivo.

Ele tem quatro tipos de jogos: Trivia (quiz de diversos assuntos, como Harry Potter e Músicas), Quick Draw (para adivinhar o que está sendo desenhado), Heads Up! (adivinhar algo que está escrito conforme dicas dos amigos) e Chips and Guac (onde você tem algumas cartas e deve escolher qual se encaixa mais em determinado termo ou situação).

O aplicativo tem dois pontos muito positivos: a conexão, todas as vezes em que eu usei, foi bastante boa com vídeo de qualidade de todos os participantes e a possibilidade de convidar vários amigos (até oito). Também é fácil encontrar os usuários, pois ele busca seus conhecidos por redes sociais e número de telefone.

Mas, como nada é perfeito, os jogos só funcionam em inglês (e é preciso entender o idioma bem para poder jogar) e os games acabam sendo um pouco repetitivos, principalmente o Trivia. Ao jogar três vezes sobre um determinado assunto, várias perguntas se repetem. Além disso, qualquer pessoa pode encontrar na conversa, caso te tenha no app.

Há poucos dias surgiram boatos que o app poderia roubar dados do usuário, mas Tilt esclareceu que é só boato, pelo menos até agora.

StopOts

StopOts - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Aplicativo para quem quer voltar à infância e jogar Stop —ou "Adedonha", ou "Nome-Lugar-Objeto". Ele tem visual bonito e fácil de usar. Basta baixá-lo para criar uma sala e enviar o link para os amigos jogarem (também é possível entrar em salas alheias, caso sejam abertas). Ele deixa o usuário escolher em quais categorias quer brincar, o que é bem legal.

Mas, em alguns momentos, o app demora muito para carregar. Alguns amigos chegaram a esperar cinco minutos para poder entrar em uma sala. Ele também termina a rodada bastante rápido, mesmo que ninguém tenha terminado de Fcompletar todos os temas.

Song Pop

Song :Pop 2 - Reprodução - Reprodução
Song :Pop 2
Imagem: Reprodução

Febre lá para 2012, o aplicativo tem ressurgido durante a quarentena. O funcionamento dele é bem simples: uma pessoa desafia a outra em alguma playlist ou gênero de música. Aí o jogo exibe 5 músicas em sequência, com quatro alternativas. Quem acertar mais (e mais rapidamente) qual música é, ganha.

A parte chata do app é que tem muita propaganda. A cada duelo jogado, aparece uma na tela que pode levar longos segundos. Existe uma versão paga que retira as propagandas, mas ela custa nada menos que R$ 15 ao mês.

TikTok

TikTok - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Você provavelmente já conhece o TikTok, aplicativo que virou febre para criar vídeos com música e edições rápidas. Ele funciona como uma rede social, onde o usuário posta seu conteúdo e outros podem curtir, comentar e seguir outros.

Pode demorar um pouquinho para realmente aprender a fazer os vídeos —o que pode ser ótimo em um momento em que precisamos ocupar a mente—, mas também é bastante divertido ver o que os outros estão criando. Um lado que pode ser negativo ou positivo, dependendo da sua idade, é que a maior parte dos usuários são adolescentes —e alguns andam cometendo algumas bobagens perigosas para ganhar holofotes na epidemia.

Couple Game

Couple Game - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Além de matar a saudade dos amigos, tem muito casal que também está longe. O Couple Game pode ajudar os pombinhos a ficarem mais perto e até se conhecerem melhor. É necessário que ambos tenham o aplicativo. Eles se conectam a partir de um ID e escolhem "cards" para enviar perguntas ao parceiro.

Podem ser perguntas de Aparência & Beleza, Lazer & Férias, Saúde & Higiene, Sexo & Intimidade, Encontros, Nossa Casa, entre outros. O usuário pode ver quais são os decks que está aguardando a resposta do amado, conversar em um chat exclusivo e até comprar outros decks exclusivos.

Draw Something

Draw Something - Reproduçào - Reproduçào
Draw Something
Imagem: Reproduçào

É um aplicativo para quem gosta de desenhar. Sua funcionalidade é simples: você escolhe um amigo por meio do Facebook ou email e o desafia. Aparecem três opções de desenhos: fácil, médio e difícil. Você escolhe o que preferir, desenha e envia ao seu amigo. Quando ele se conecta, ele adivinha (ou não) o que você mandou e te devolve com o que você precisa descobrir.

O Draw Something é bastante intuitivo e tem todas as funcionalidades em português, o que ajuda bastante. Porém, como o seu boom foi por volta de 2012, você pode não encontrar tantos amigos que joguem até hoje.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Notícias