Topo
Notícias

Putin: Rússia está disposta a cooperar para cortar produção de petróleo

03/04/2020 15h17

Moscou, 3 Abr 2020 (AFP) - A Rússia está pronta para cooperar com os Estados Unidos e a Arábia Saudita para reduzir a produção de petróleo, afirmou nesta sexta-feira o presidente Vladimir Putin.

"Estamos prontos para chegar a um acordo com nossos parceiros, sob o mecanismo da OPEP+", disse Putin, de acordo com uma transcrição de suas palavras publicadas pelo Kremlin.

A OPEP tem acordos com outros produtores, principalmente com a Rússia, um mecanismo conhecido como OPEP+.

"É necessário unir esforços para equilibrar o mercado e reduzir a produção" de petróleo, ressaltou Putin.

"Segundo estimativas preliminares, creio que é possível que se trate de uma redução de 10 milhões de barris diários", afirmou durante uma reunião com o ministro russo de Energia, Alexander Novak.

A OPEP confirmou nesta sexta-feira (3) que na próxima segunda seus membros e aliados se reunirão, depois que o presidente americano, Donald Trump, anunciou possíveis cortes na produção por parte dos sauditas e dos russos, o que provocou uma subida no preço do petróleo.

O mercado de petróleo segue pressionado pela pequena demanda por causa das restrições impostas aos transportes de pessoas e mercadorias em todo o mundo como forma de frear a propagação da pandemia da COVID-19.

Ao mesmo tempo, a oferta continua sendo altíssima, em um contexto de guerra de preços entre Riad e Moscou.

rco/oaa/jz/mr/bn

Notícias