Topo
Notícias

ONU pede cooperação em 1ª resolução mundial sobre coronavírus

03/04/2020 08h03

WASHINGTON, 03 ABR (ANSA) - A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou na noite desta quinta-feira (02) sua primeira resolução sobre a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) pedindo "cooperação internacional" e "multilateralismo" no combate à doença.   

O texto ainda pede que, mesmo durante essa crise, "há a necessidade de respeitar plenamente os direitos humanos" e denuncia "qualquer forma de discriminação, o racismo a xenofobia na resposta a ser dada contra a pandemia".   

A declaração não foi apoiada por cinco países-membros - Rússia, Cuba, Nicarágua, República Centro-Africana e Venezuela. Todos queriam que fosse aprovada uma resolução criada pelos russos que, além de pedir a cooperação no combate à Covid-19, visava a suspensão geral e temporária das sanções internacionais.   

Moscou é alvo dessas medidas por conta de sua interferência na crise da Ucrânia, apoiando os rebeldes pró-separatistas. Segundo diplomatas, agiram contra essa medida os representantes da União Europeia, do Reino Unido e da própria Ucrânia.   

Apesar da alta adesão à declaração da Assembleia Geral, ela não é vinculante e os países não estão obrigados a segui-la. No mundo, os casos da Covid-19 ultrapassaram a barreira de 1 milhão de casos. Já as mortes, passam de 53 mil. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias