Topo
Notícias

Fosun alerta para falhas de testes de vírus de 5 minutos

Bloomberg News

03/04/2020 11h54

(Bloomberg) -- Uma empresa chinesa de medicamentos e diagnóstico alerta que novos kits de teste que prometem detectar o coronavírus em apenas alguns minutos podem não ser tão precisos quanto os convencionais, um possível revés para países que buscam testar cidadãos de forma rápida.

"Esse teste rápido não é tão preciso quanto o teste tradicional de ácido nucleico, que leva cerca de duas horas para produzir resultados", disse Wu Yifang, diretor-presidente da Shanghai Fosun Pharmaceutical, em entrevista. A farmacêutica também possui uma tecnologia de teste rápido, mas trabalha para tornar os resultados mais precisos, de acordo com Wu.

A Abbott Laboratories lançou um teste de coronavírus em 28 de março que pode confirmar se alguém está infectado em apenas cinco minutos, um grande salto na tecnologia de teste contra o patógeno. A Shenzhen Bioeasy Biotechnology já fornecia sua versão dos kits de teste rápido para a União Europeia antes mesmo de obter aprovação regulatória na China para uso doméstico.

Com a propagação do vírus em vários países, o interesse aumenta por qualquer medicamento, terapia ou ferramenta de diagnóstico que possa ser eficaz contra o vírus altamente infeccioso, mesmo que sua eficácia ainda esteja sendo estudada.

Fácil aplicação

Os kits de diagnóstico mais rápidos e fáceis de aplicar aparentemente economizam tempo e recursos para países pressionados a ampliar o número de testes.

Mas houve casos de kits com defeito, como os comprados pela Espanha e pela República Tcheca.

A Shenzhen Bioeasy, que vendeu milhares de kits de teste para a Espanha, disse em comunicado em 27 de março que resultados falsos podem ser causados pelo uso inadequado dos kits ou falha na coleta de amostras.

Embora o diagnóstico rápido torne esses kits adequados para centros de testes drive-thru, consultórios médicos ou até residências, ainda não se sabe se de fato funcionam.

"Esses testes rápidos ainda estão sendo avaliados e não vimos evidências e desempenho potencial para diagnosticar o Covid-19", disse Socorro Escalante, gerente de incidentes de Covid-19 da Organização Mundial da Saúde para a região oeste do Pacífico, durante uma coletiva de imprensa na terça-feira.

A Abbott disse que seus kits de teste rápido reduzem o tempo necessário para confirmar a doença de horas para minutos. Os kits usam tecnologias de testes moleculares para identificar uma pequena seção do genoma do vírus e amplificá-lo até que haja o suficiente para detecção.

Os kits da Abbott receberam autorização de uso emergencial da FDA, agência que regula fármacos e alimentos nos EUA, o que destaca a urgência no país que acelerou a realização de testes depois de se tornar o mais novo epicentro da pandemia.

Dados precisos

A Fosun, que está vendendo kits de teste de duas horas para a Coreia do Sul, Portugal e Alemanha, entre outros, ainda desenvolve um teste rápido.

"Seria animador ver um kit de teste rápido que também fosse altamente preciso", disse Wu. "Queremos lançar esse produto o mais rápido possível para que os testes possam ser realizados em qualquer lugar e as pessoas não precisem esperar muito."

©2020 Bloomberg L.P.

Notícias