Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Potencial vacina contra covid-19 mostra resultados promissores em ratos

Pesquisadores tentam encontrar forma de combarter novo coronavírus - Getty Images
Pesquisadores tentam encontrar forma de combarter novo coronavírus Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 17h03

Testes iniciais feitos por cientistas em ratos de laboratório nos Estados Unidos mostraram que uma possível vacina pode ter resultado contra covid-19. A substância seria administrada por meio de um adesivo do tamanho da ponta de um dedo. Ela seria capaz de induzir a uma resposta imune contra o novo coronavírus.

Uma equipe da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh disse que conseguiu avançar rapidamente no desenvolvimento de uma potencial vacina depois de trabalhar em outros coronavírus que causam a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

"Esses dois vírus, que estão intimamente relacionados ao SARS-CoV-2 (o novo coronavírus), nos ensinam que uma proteína específica é importante para induzir imunidade contra o vírus", disse Andrea Gambotto, professora da universidade de Pittsburgh.

Quando testado em ratos de laboratório, o protótipo da vacina - que os pesquisadores chamaram de PittCoVacc - gerou o que eles descreveram como "uma onda de anticorpos" contra o novo coronavírus em duas semanas.

Os pesquisadores alertaram que, como os animais ainda não foram observados por muito tempo, é muito cedo para dizer se e por quanto tempo dura a resposta imune contra covid-19. Eles, no entanto, disseram que é possível neutralizar o vírus por pelo menos um ano.

A equipe espera começar a testar a vacina em pessoas em ensaios clínicos nos próximos meses.

A substância em potencial usa um design de adesivo de agulha, chamado de matriz de microagulhas, para aumentar sua potência. Esse arranjo é um adesivo do tamanho da ponta de um dedo com 400 pequenas agulhas feitas de açúcar e da proteína. Ele é projetado para fornecer as peças da proteína na pele, onde a reação imunológica é mais forte.

Notícias