Topo
Notícias

Governo britânico pede para que jogadores "reduzam seus salários" diante da pandemia

02/04/2020 15h37

Londres, 2 Abr 2020 (AFP) - Jogadores do lucrativo futebol da Premier League poderão ter que contribuir para o esforço nacional contra a pandemia de coronavírus, reduzindo os salários em um período em que o confinamento quase paralisou a economia, disse um ministro de Boris Johnson nesta quinta-feira.

"Todos devem contribuir e isso significa que os jogadores da Premier League também", disse o ministro da Saúde, Matt Hancock, em entrevista coletiva. Eles podem "baixar seus salários e participar", acrescentou.

Em vários países europeus, alguns grandes clubes anunciaram uma redução na remuneração de treinadores e jogadores para tentar limitar os efeitos econômicos brutais da paralisação nas competições impostas pelo confinamento contra o coronavírus.

Na Itália, a Juventus adotou essa medida e suas ações se recuperaram rapidamente na Bolsa. Na Alemanha, clubes como Bayern de Munique e Borussia Dormund e na Espanha, o Atlético de Madrid, anunciaram na quinta-feira um corte de 70% nos salários depois que o Barcelona o fez há alguns dias.

Mas no Reino Unido, a liga que gera mais dinheiro no mundo graças aos gigantescos direitos da televisão, tomou outro rumo.

O sindicato dos jogadores - a influente Associação Profissional de Futebolistas (PFA) - e a dos treinadores, recusaram-se a ouvir falar em uma mínima redução, citando somente adiamentos.

Nenhum clube da Premier League anunciou até o momento um sacrifício financeiro por parte de seus jogadores, embora o Tottenham tenha informado que haveria uma queda nos salários de seus dirigentes e funcionários, mas não dos jogadores.

phz-acc/pm/aam

Notícias