Demanda por aparelhos de saúde deve continuar após pandemia
(Bloomberg) -- Aparelhos de rastreamento de fitness estão quase esgotados, aulas de exercícios em casa nunca foram tão populares e designers de robôs industriais se dedicam à produção de bots de higiene. A pandemia de Covid-19 provocou uma onda sísmica de consciência sobre saúde e ansiedade que energiza uma nova categoria de tecnologia de combate de vírus.
O medo de contágio acelerou o uso aplicativos e wearables, ou aparelhos vestíveis, para aumentar a sensação de proteção. "Ter um feedback preciso e imediato sobre a temperatura do corpo, pressão arterial e outros sinais de saúde ajuda a restaurar o senso de controle das pessoas", disse Andy Yap, psicólogo social do instituto de administração INSEAD.
Usuários, seguradoras e prestadores de serviços de saúde observam os benefícios dos dispositivos de saúde, numa mudança que deve persistir muito tempo após o desaparecimento do surto. Isso tem estimulado o desenvolvimento de dispositivos por startups e empresas de aparelhos na Ásia, onde o novo coronavírus teve origem e consumidores costumam ser pioneiros no uso.
O Thermo, da Withings, é um termômetro sem contato que usa 16 sensores para fazer mais de 4 mil medições em 2 segundos - que depois sincroniza com um aplicativo móvel. Custa US$ 99,95, mas ninguém pode comprar o aparelho até meados de abril, porque todo o estoque se esgotou há duas semanas, segundo a empresa. O uso do Thermo foi significativamente maior do que o habitual para esta época do ano, acrescentou a empresa.
A Youibot Robotics Technologies levou 18 dias para projetar e fabricar um robô da altura de um ser humano que pode higienizar salas usando duas luzes ultravioletas, além de medir a temperatura corporal dos transeuntes. A startup com sede em Shenzhen, que fez parceria com a Michelin nos inspetores de pneus robóticos em 2017, tem como meta vender mais de 200 desses robôs "antiepidêmicos" no primeiro semestre deste ano, disse Cody Zhang, fundador e CEO, praticamente duplicando toda a produção da empresa em relação ao ano passado.
©2020 Bloomberg L.P.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.