Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Comissão Europeia pede desculpas a Itália por resposta ao coronavírus

31.mar.2020 - Bandeiras da Itália em edifícios públicos de todo o país foram colocadas a meio-mastro para homenagear os milhares de mortos pelo novo coronavírus  - Andreas Solaro/AFP
31.mar.2020 - Bandeiras da Itália em edifícios públicos de todo o país foram colocadas a meio-mastro para homenagear os milhares de mortos pelo novo coronavírus Imagem: Andreas Solaro/AFP
do UOL

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 15h51

Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, o parlamento da União Europeia, publicou hoje no jornal La Repubblica, um dos mais importantes da Itália, um pedido de desculpas ao país pela forma como a União Europeia lidou com a crise do coronavírus.

"Eles não perceberam que só podemos derrotar essa pandemia juntos, como uma União. Isso foi prejudicial e poderia ter sido evitado", disse ela, se referindo aos outros países do bloco e acrescentou: "Hoje a Europa está se unindo ao lado da Itália".

A resposta dada pela União Europeia à crise do coronavírus na Itália foi muito criticada dentro do país.

Enquanto a Itália pede ajuda econômica aos países ricos para lidar com a crise, Alemanha, Holanda e Áustria se recusam por conta das altas taxas de endividamento do país.

Com isso a Liga, o partido de extrema-direita italiano, passou a pedir novamente que o país deixe a União Europeia.

Notícias