Topo
Notícias

Após pressão, Doria diz que deve aprovar suspensão do ICMS para empresas

João Doria, governador de São Paulo (PSDB) - Rodrigo Paiva/Getty Images
João Doria, governador de São Paulo (PSDB) Imagem: Rodrigo Paiva/Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 18h57

O governador de São Paulo, João Doria Jr., afirmou hoje que a suspensão do pagamento do ICMS para micro e pequenas empresas deve ser aprovada amanhã. Segundo Doria, a suspensão seria "esforço para preservar a empregabilidade" durante a pandemia do novo coronavírus.

"O Governo de São Paulo é favorável a suspensão do pagamento do ICMS para micro e pequenas empresas que estão no Simples Nacional. Devemos aprovar essa medida amanhã no Comitê Nacional do Simples. Todo esforço para preservar a empregabilidade em micro e pequenas empresas", anunciou ele, sem explicar por quanto tempo valeria essa suspensão.

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e o Centro das Indústrias de São Paulo (Ciesp) já haviam apresentado na última segunda-feira (30), ao Tribunal de Justiça de São Paulo, um mandado coletivo pedindo a suspensão por 180 dias do recolhimento de tributos estaduais.

O pedido valeria para o ICMS relativo aos fatos geradores de março, abril, maio e junho, com a inclusão do ICMS por substituição tributária, os débitos do imposto com o Simples Nacional e os parcelamentos estaduais.

"As empresas estão sofrendo de forma dramática a redução drástica da atividade econômica", disse o presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, na ocasião.

Notícias