Topo
Notícias

Pandemia ameaça precisão de previsões meteorológicas

Andy Hoffman

01/04/2020 15h18

(Bloomberg) -- A pandemia de coronavírus quase paralisou o comércio global. Agora, ameaça interferir na capacidade de fazer previsões com base em dados climáticos.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) disse estar preocupada com o impacto do vírus na qualidade e quantidade de observações e previsões meteorológicas. A manutenção de sistemas de satélite e estações meteorológicas pode ser afetada se os bloqueios continuarem nas próximas semanas.

A precisão de previsões meteorológicas é essencial para os mercados de commodities, como agricultura, gás natural, eletricidade e carvão. Agricultores e traders de produtos agrícolas dependem de previsões para determinar o momento de plantio e preços. Os mercados de gás são particularmente sensíveis aos dados climáticos para ajudar a prever a demanda.

O volume de informações relacionadas ao clima coletadas de aeronaves comerciais despencou com a suspensão de voos por companhias aéreas.

"As medições em voo da temperatura ambiente e velocidade e direção do vento são uma fonte muito importante de informações para a previsão do tempo e o monitoramento do clima", afirmou a OMM em comunicado.

A organização com sede em Genebra serve como espinha dorsal dos serviços meteorológicos e climáticos para 193 países e territórios.

Grande parte do sistema é automatizado, por isso, o impacto nos dados climáticos tem sido relativamente modesto até agora, mas "à medida que a diminuição da disponibilidade de observações meteorológicas das aeronaves continua e se expande, podemos esperar uma gradual redução da confiabilidade das previsões", disse Lars Peter Riishojgaard, diretor do escritório de sistema terrestre do Departamento de Infraestrutura da OMM, em comunicado.

Se a diminuição das observações meteorológicas da superfície continuar, em particular se o surto começar a impactar amplamente a capacidade dos observadores de fazer seu trabalho nos países em desenvolvimento, as previsões também serão afetadas, disse.

A OMM monitora a situação e trabalha com os estados membros para mitigar o impacto, afirmou.

©2020 Bloomberg L.P.

Notícias