Topo
Notícias

18 cursos e aulas grátis sobre marketing para fazer durante quarentena

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto
do UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/03/2020 16h58

Com o avanço da pandemia de coronavírus, grande parte do comércio e serviços não essenciais à população está fechado desde meados de março. As agências de publicidade, por sua vez, têm trabalhado em esquema de home office, prática que pode trazer mais produtividade e tempo livre para os colaboradores.

Para ajudar os profissionais a usarem melhor esse possível tempo livre, listamos 18 cursos gratuitos e aulas especiais de marketing, inovação e tecnologia, de instituições como Fundação Dom Cabral, ESPM, FGV e Saint Paul, além da norte americana Harvard.

Confira:

Marketing e Inteligência de Mercado

A Saint Paul Escola de Negócios liberou o acesso à sua plataforma digital LIT, que possui 25 mil horas de conteúdo e 8 mil livros. Os novos alunos poderão usufruir por 30 dias, até dia 30 de abril. A trilha de Marketing e Inteligência de Mercado tem cursos como os de "Branding - A nova gestão de marcas"; "Método Ágil - Scrum, Kanban, ToolKit e outras metodologias" e "Análise do comportamento do consumidor", cada um deles com 18 horas-aulas.

Marketing pós-coronavírus

A ESPM oferece mais de 30 aulas especiais em sua plataforma de educação à distância. Os encontros, chamados Pocket Live ESPM, serão realizados por webconferência, com temas relacionados ao momento da sociedade brasileira.

Destaque para "Como a empatia e a solidariedade pode nos salvar?", aula do dia 8 de abril; "Posicionamento nas marcas na pandemia: oportunidade ou oportunismo?", que acontece no dia 4 de maio e "A reinvenção da comunicação interna em tempos de pandemia", que acontece no dia 6 de maio.

Inovação e gestão

A Fundação Dom Cabral aposta em uma série de seminários abertos, transmitidos pelo YouTube, sobre inovação, gestão e empreendedorismo. Chamada de Com:Unidade, a série terá vídeos que pretendem "promover conhecimento e troca de experiências", com apresentações ao vivo de professores da instituição, sempre às 16h. No dia 2 de abril, por exemplo, a aula será com o Prof. Heitor Coutinho e abordará "Estratégia Ágil em tempos de incerteza".

Retórica e vida urbana

A Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, oferece mais de 140 cursos gratuitos em sua plataforma online "HarvardX", em 14 áreas diferentes. Entre ciências de dados, neurociência e lições de liderança, destaque para "CitiesX: O passado, presente e futuro da vida urbana", com duração de 3 meses, e "Retórica: A arte da escrita persuasiva e do discurso público", com duração de 2 meses. As aulas são em inglês.

B2B e UX

A plataforma Coursera, da USP (Universidade de São Paulo) tem 16 cursos gratuitos. Destaque para "Marketing e vendas B2B: Fechando novos negócios", com 11 horas-aula, e "UX/UI: Fundamentos para o design de interface", que possui um programa de 9 horas-aula.

Liderança em economia digital

A escola de negócios Trevisan tem 5 cursos gratuitos. O "Liderança e Inovação em uma Economia Digital" tem aulas gestão de equipes; engajamento e comprometimento; comunicação e liderança; inteligência emocional e gestão de conflitos.

Os 3 Ps de Steve Jobs

O curso "Steve Jobs e os 3 Ps", da Casa do Saber, conta com 9 aulas de cerca de 30 minutos cada. Nelas, são apresentados e comentados os chamados três Ps (planejamento, prática e presença de palco) do fundador da Apple. Todo o conteúdo da instituição, com aulas sobre inteligência artificial e gestão de negócios, entre outros temas, ainda está liberado até o dia 18 de abril.

Comunicação Institucional & Marketing de serviços

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibilizou mais de 50 cursos gratuitos em diversas áreas, entre Economia, Educação, Marketing e Sustentabilidade. Dois dos mais interessantes para os publicitários são "Introdução à Comunicação Institucional" e "Marketing de Serviços: Economia, Características e Classificação".

Colaboração e produtividade no trabalho remoto

O LinkedIn oferece o curso "Trabalho Remoto: colaboração, foco e produtividade". 10 aulas e quase 11 horas de conteúdo dão dicas sobre como trabalhar à distância, como interagir com a equipe e evitar a procrastinação. As aulas são dubladas e valem um certificado ao final do curso.

Planejamento e cultura

A Cogna Educação, dona das instituições Kroton e Platos, Saber e Somos Educação, disponibilizou 51 cursos no segmento de ensino superior em sua plataforma chamada Aliança Brasileira pela Educação. Para os profissionais de marketing, os mais interessantes são "Planejamento de Comunicação" e "Cultura Digital".

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.

Notícias