Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Digitalizados, certificados do Encceja em SP poderão ser impressos de casa

O Encceja concede certificado de conclusão de ensino fundamental e médio para jovens e adultos - Reprodução/Facebook
O Encceja concede certificado de conclusão de ensino fundamental e médio para jovens e adultos Imagem: Reprodução/Facebook
do UOL

Do UOL, em São Paulo

30/03/2020 17h34Atualizada em 30/03/2020 20h04

A Secretaria da Educação do estado de São Paulo anunciou em nota que, a partir de hoje, os certificados do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) serão digitalizados, encerrando a obrigatoriedade da retirada pessoal pelos aprovados.

O Encceja concede certificado de conclusão de ensino fundamental e médio para jovens e adultos. Com a digitalização, a partir do instante em que o documento estiver disponível, ele poderá ser impresso em qualquer folha de sulfite A4, não exigindo papel timbrado ou oficial para ter validade.

Segundo a Secretaria, a medida "dará mais agilidade ao procedimento e deixará de imprimir, assinar e entregar 30 mil certificados físicos por ano".

Os certificados de conclusão de curso podem ser acessados no portal da Secretaria Escolar Digital, já a solicitação do diploma continua sendo feita pelo Portal Net.

Anteriormente, os aprovados no Encceja precisavam se deslocar até a sede da Secretaria Estadual da Educação, em São Paulo, ou até as Diretorias de Ensino, para retirar seus certificados.

Notícias