Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Mulher de 69 anos com leucemia é a 5ª morte em Pernambuco por covid-19

do UOL

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

28/03/2020 15h31

O estado de Pernambuco registrou a quinta morte de uma pessoa por covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A vítima é uma mulher de 69 anos, que tinha leucemia e morreu na sexta-feira (27) em um hospital privado em Recife. O resultado do exame foi divulgado só neste sábado (28). O Estado tem 68 casos de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Esta é a primeira mulher que morre em Pernambuco vítima da covid-19. Os outros quatro casos eram de pacientes do sexo masculino. O nome da vítima não foi divulgado, nem o hospital em que ela estava internada.

A secretaria estadual da Saúde informou que a mulher procurou um serviço privado na quarta-feira (25) e foi transferida para outro na quinta-feira (26), onde permaneceu na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) até morrer.

Os 68 casos em Pernambuco estão em nove municípios do estado: Recife (46 casos), Olinda (4), Jaboatão dos Guararapes (5), Petrolina (2); os municípios de Caruaru, Camaragibe, Belo Jardim, São Lourenço da Mata, Goiana e o arquipélago de Fernando de Noronha têm um caso, cada um deles. Segundo a secretaria, os outros cinco casos restantes são estrangeiros (3) e pessoas vindas de outros estados (2).

A primeira morte por coronavirus em Pernambuco foi de um homem de 85 anos, que estava internado no hospital Oswaldo Cruz, região central do Recife. O paciente era diabético, tinha hipertensão e cardiopatia isquêmica. Ele era morador do bairro Areias, zona oeste de Recife.

Caruaru

Apesar da SES informar que o município de Caruaru (PE), a segunda maior cidade do estado, localizado no agreste de Pernambuco, tem o registro de apenas um doente por covid-19, a prefeitura de Caruaru confirmou hoje o segundo caso da doença.

Segundo a prefeita Raquel Lyra (PSDB), o segundo caso ocorreu por transmissão comunitária, no próprio local. O paciente não viajou para lugares com incidência da doença nem teve contato com pessoa infectada pelo coronavirus.

"A gente está adotando a estratégia de diminuir a circulação de pessoas, com embasamento científico. Circulando menos pessoas, também circula menos o vírus", disse a prefeita de Caruaru.

A paciente é uma mulher idosa, com mais de 90 anos, que está internada em um hospital particular do Recife. Segundo a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), a mulher está com "quadro de saúde estável."

Notícias