Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Ingestão de álcool para falsa cura contra coronavírus já matou 300 no Irã

Integrante de equipe médica prepara substância desinfetante a ser usada em locais públicos de Teerã (Irã) - Nazanun Tabatabaee/Wana/Reuters
Integrante de equipe médica prepara substância desinfetante a ser usada em locais públicos de Teerã (Irã) Imagem: Nazanun Tabatabaee/Wana/Reuters
do UOL

Do UOL, em São Paulo

27/03/2020 09h31

No Irã, centenas de pessoas estão tomando metanol tóxico por acreditarem que o veneno é eficaz contra o novo coronavírus. Cerca de 300 pessoas já morreram e mais de mil estão doentes por ingerir a substância, segundo a imprensa iraniana. Os primeiros casos começaram a ser divulgados no início do mês, assim que a pandemia atingiu o país.

Uma das vítimas é um garoto de apenas cinco anos que ficou cego após ser obrigado a tomar o veneno.

As falsas notícias sobre a eficácia do suposto remédio se espalharam pelas redes sociais do país. Os iranianos vivem um momento de grande desconfiança com o governo, após o mesmo minimizar a pandemia que agora domina o país.

O medo da covid-19, combinado com desconfiança e desinformação, levou centenas de pessoas a consumir o metanol.

O governo do Irã determinou que fabricantes da substância alterem a cor do produto para que o público saiba diferenciá-lo do etanol, embora sua produção seja ilegal no país.

Um estudo revelou que, em 2018, o envenenamento por metanol no Irã adoeceu quase 800 pessoas e matou outras 76.

O Irã já registra mais de 29 mil cados e 2378 mortes. Confira a baixo todos os países com casos de coronavírus:

Notícias