Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Mais de 500 mil pessoas foram infectadas; 100 mil se curaram

26.mar.2020 - Coronavírus: de máscara, mulher caminha próximo à Basílica de São Pedro, no Vaticano, Itália - Andreas Solaro/AFP
26.mar.2020 - Coronavírus: de máscara, mulher caminha próximo à Basílica de São Pedro, no Vaticano, Itália Imagem: Andreas Solaro/AFP
do UOL

Do UOL, em São Paulo

27/03/2020 16h01

Mais de 500 mil pessoas no mundo já foram diagnosticadas com o coronavírus e 20 mil morreram por causa da doença, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo as autoridades, mais de 100 mil pessoas conseguiram se curar.

Hoje, a universidade americana Johns Hopkins informou que são 525 mil pessoas infectadas com coronavírus, 23 mil mortes e 120 mil pacientes recuperados.

"Esses números são trágicos, mas vamos nos lembrar que no mundo mais de 100 mil conseguiram se recuperar", afirmou o chefe-executivo da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O diretor geral alertou também que a falta de equipamentos de proteção para o pessoal de saúde no mundo representa uma "ameaça iminente" na luta contra a pandemia da covid-19.

"A escassez crônica mundial de equipamentos de proteção individual é agora uma das ameaças mais iminentes à nossa capacidade coletiva de salvar vidas", afirmou Ghebreyesus. "Quando o pessoal da saúde está exposto ao risco, todos nós estamos expostos ao risco", afirmou.

A OMS já enviou dois milhões de equipamentos de proteção para 74 países que solicitaram com urgência.

"Estamos nos preparando para enviar as mesmas quantidades para mais 60 países. Mas as necessidades são muito maiores. Esse problema só pode ser resolvido pela cooperação e solidariedade internacionais", disse Tedros, enfatizando que as equipes médicas dos países pobres "merecem a mesma proteção do que as dos países ricos".

Em mensagem pelo Twitter, a OMS afirmou hoje que será necessário esperar "no mínimo 18 meses" antes de ver a vacina no mercado e condenou o uso de "drogas que não demonstraram ser eficazes no tratamento" de pneumonia causada por covid-19.

*Com informações da AFP

Notícias