Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Santos: tripulantes deixam navio e são internados por suspeita de covid-19

Transatlântico Costa Fascinosa, que está parado no porto de Santos (SP) - Divulgação
Transatlântico Costa Fascinosa, que está parado no porto de Santos (SP) Imagem: Divulgação
do UOL

Gabriel Oliveira

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

26/03/2020 21h57

Quatro tripulantes estrangeiros do transatlântico Costa Fascinosa, atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, desembarcaram do navio e foram internados por suspeita de coronavírus. Três passageiros que estiveram no cruzeiro já tiveram diagnóstico positivo para covid-19.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dois tripulantes deixaram a embarcação ontem e outros dois, hoje, por apresentarem sintomas da doença. São três filipinos e um indonésio. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

O Costa Fascinosa está parado no porto de Santos, sem operação, desde o último dia 17, quando houve o desembarque dos turistas da última viagem. A temporada de cruzeiros foi encerrada no país em razão da pandemia do novo coronavírus. O transatlântico está cumprindo quarentena, somente com os tripulantes a bordo.

O isolamento imposto pela Anvisa terminaria neste sábado (28), mas, diante das novas ocorrências, pode ser estendido, se houver confirmação da infecção por covid-19 entre os tripulantes.

Em nota, a Costa Cruzeiros confirmou que quatro membros da tripulação do navio foram desembarcados para serem hospitalizados.

"O navio está em quarentena e todas as medidas de saúde necessárias, nessas circunstâncias, estão sendo realizadas e respeitadas diligentemente de acordo com as autoridades sanitárias local", disse a companhia, por meio da assessoria de imprensa.

Apesar de questionada pelo UOL, a Costa Cruzeiros não informou o número total de tripulantes a bordo do navio.

Investigação epidemiológica

A Secretaria Municipal de Saúde de Santos disse não ter sido notificada oficialmente dos casos suspeitos do navio até o fim da tarde de hoje, embora tenha visto o anúncio da Anvisa.

Segundo a Prefeitura, os tripulantes estão em hospital particular e a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) realizará a investigação epidemiológica dos casos assim que for notificada.

Os quatro tripulantes estão no Hospital Beneficência Portuguesa, mas a instituição ainda não informou o estado de saúde deles.

Santos, onde está o maior complexo portuário da América Latina, tem 12 casos confirmados e 203 suspeitos do novo coronavírus entre moradores. Sete mortes, sendo quatro de residentes na cidade, são investigadas pelas autoridades de saúde.

Notícias