Topo

IR 2020: Empresas e bancos têm até hoje para enviar informes de rendimentos

do UOL

Colaboração para o UOL, de São Paulo

28/02/2020 04h00Atualizada em 01/04/2020 23h42

Resumo da notícia

  • Informe de rendimentos é um dos principais documentos para preenchimento da declaração do Imposto de Renda.
  • Documento fornecido pela empresa onde você trabalha deve trazer o total de salários pagos, valor de imposto retido e de contribuição para o INSS.
  • Informe distribuído pelos bancos aos clientes traz saldos de conta corrente, poupança e os rendimentos obtidos em aplicações financeiras em 2019.
  • Se documento não estiver disponível até o fim do dia, entre em contato com o RH da sua empresa. Bancos costumam disponibilizar informe pela internet.
  • Caso o informe apresente erros, peça a correção à empresa ou instituição financeira responsável pela emissão.

Empresas, bancos e corretoras de valores têm até esta sexta-feira (28) para enviar aos funcionários e clientes os informes dos rendimentos referentes a 2019. Administradoras de planos de saúde também devem disponibilizar até hoje os extratos de pagamentos das mensalidades e os valores de consultas e exames que foram reembolsados aos clientes.

Os documentos são necessários para preencher a declaração de Imposto de Renda 2020, cujo prazo de entrega começa na próxima segunda-feira (2/3). Os dados servem para a Receita Federal cruzar informações, saber quanto você pagou de imposto ao longo do ano, conferir as despesas dedutíveis lançadas na declaração e verificar se houve algum tipo de sonegação ou não.

Informe do Imposto de Renda não precisa vir pelo correio

As empresas e instituições financeiras não precisam, necessariamente, mandar o informe de rendimentos impresso pelos Correios. Ele pode ser enviado por e-mail ou disponibilizado para consulta pela internet ou aplicativo, o que é mais comum.

Verifique o site ou aplicativo de internet banking do banco. Nem sempre o informe de rendimentos está um local de fácil acesso. Ele pode aparecer dentro do menu de "extratos" ou mesmo em uma aba de "outros serviços".

O caminho para encontrar o documento varia de uma instituição para outra. Se tiver dificuldade, ligue para o seu gerente ou atendimento telefônico do banco.

Peça o informe do Imposto de Renda em todos os bancos onde tem conta

Se você tiver conta corrente, poupança ou fundos de investimentos em mais de um banco ou corretora, é preciso obter os informes de todas as instituições.

Comprou ou vendeu ações na Bolsa ou adquiriu títulos do governo no Tesouro Direto? Pegue o comprovante de rendimentos na corretora que intermediou as negociações desses papéis.

Caso você tenha previdência privada (PGBL ou VGBL), não esqueça de consultar a instituição financeira que administra o plano.

Trocou de emprego? Não esqueça da empresa antiga

Se você trabalhou em mais de uma empresa ou se trocou de emprego no ano passado, não se esqueça de pedir o informe de rendimentos ao RH de todas as firmas por onde você passou, mesmo que você tenha trabalhado apenas durante um mês de 2019 em alguma delas.

O que é o informe de rendimentos do Imposto de Renda?

O informe de rendimentos é um dos principais documentos utilizados para fazer a declaração do Imposto de Renda.

O documento fornecido pelas empresas a seus empregados apresenta os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto ele pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu ao INSS. Também pode conter gastos com o plano de saúde coletivo e os aportes no plano de previdência privada oferecido pela empresa.

Já o informe de rendimentos distribuído pelos bancos aos clientes traz dados sobre conta corrente, poupança, aposentadoria privada ou qualquer tipo de investimento feito pelo contribuinte.

É preciso apresentar à Receita todos os rendimentos acumulados no ano passado, sejam eles isentos ou tributáveis.

Aposentados devem pegar informe de rendimentos no site do INSS

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem consultar os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado pela internet.

Basta acessar a página do Meu INSS. É necessário ter senha para acessar o sistema. Caso ainda não tenha, siga os passos informados pelo site para obter a senha.

Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo de celular Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Informe do Imposto de Renda não chegou. O que fazer?

Se o informe não for disponibilizado, o contribuinte deve entrar em contato a partir de segunda-feira (2/3) com a empresa ou instituição financeira que deixou de emitir o documento e solicitá-lo. Se, ainda assim, o documento não for entregue, o problema deve ser comunicado à Receita Federal.

Se houver erros, peça a correção do informe

Caso o comprovante apresente informações incorretas, como salários que não foram pagos no ano de 2019 ou rendimentos tributáveis e isentos calculados juntos, a pessoa deve pedir um novo documento corrigido antes de entregar a declaração.

Se o documento corrigido não chegar antes do fim do prazo de entrega da declaração, em 30 de junho, envie o IR 2020 para a Receita Federal no prazo com os números incorretos e depois faça uma declaração retificadora.

Quem entrega IR primeiro tem maior chance de receber restituição logo

Não deixe para juntar os informes de rendimentos na última hora, pois sempre há o risco de não encontrar todos os documentos a tempo ou se esquecer de algum deles na correria de preencher a declaração do IR 2020.

Quem envia a declaração antes aumenta as chances de receber a restituição nos primeiros lotes. O primeiro lote de restituição está previsto para sair em 29 de maio.

O que você precisa saber sobre IR 2020

Tire suas dúvidas com um especialista no grupo do UOL
Faça o download do programa para declarar
Quer pagar menos imposto? Veja lista do que pode descontar ou não
Já conferiu se você tem mesmo de declarar neste ano?
Prazo vai até 30 de junho, e multa pode ser bem maior do que parece
Leia respostas às principais dúvidas sobre a declaração

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Bolsonaro diz que vai insistir para aumentar isenção no Imposto de Renda

UOL Notícias

Imposto de renda