Topo
Notícias

Sentimento da zona do euro sobe mais do que o esperado em fevereiro apesar de coronavírus

27/02/2020 08h26

BRUXELAS (Reuters) - O sentimento econômico da zona do euro melhorou mais do que o esperado em fevereiro, com maior confiança entre os consumidores e a indústria apesar do surto global de coronavírus, mostraram dados da Comissão Europeia nesta quinta-feira.

A Comissão disse que o sentimento econômico nos 19 países que usam o euro subiu para 103,5 pontos este mês, ante 102,6 em janeiro, continuando uma tendência ascendente constante iniciada em outubro.

Economistas consultados pela Reuters esperavam um pequeno aumento para 102,8. O sentimento na indústria subiu de -7,0 em janeiro para -6,1 em fevereiro, desafiando as expectativas de deterioração do mercado.

A confiança entre os consumidores aumentou de -8,1 para -6,6, e o sentimento no setor de serviços também melhorou um pouco, para 11,2 ante 11,0.

Separadamente, a pesquisa da Comissão mostrou que as expectativas de preços de venda na indústria mantiveram as tendências ascendentes desde novembro, passando de 2,9 em janeiro para 3,8 este mês.

Entre os consumidores, as expectativas de preços para os 12 meses seguintes mostraram a mesma tendência, passando de 20,7 para 21,1, bem acima da média de longo prazo de 18,6.

É provável que essa seja uma boa notícia para o Banco Central Europeu, que tem buscado acelerar o crescimento dos preços ao consumidor para mais perto de sua meta de quase 2% no médio prazo.

Notícias