Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: número de casos suspeitos no Brasil sobe para 132

Único caso confirmado no país é de um homem de 61 anos, em São Paulo, que retornou de viagem à Itália - Felipe Amorim/UOL
Único caso confirmado no país é de um homem de 61 anos, em São Paulo, que retornou de viagem à Itália Imagem: Felipe Amorim/UOL
do UOL

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

27/02/2020 17h33Atualizada em 27/02/2020 19h42

Resumo da notícia

  • Total de casos suspeitos pode ser maior pois ministério ainda não incluiu outras 213 notificações de estados
  • Brasil tem um caso confirmado de infecção pelo vírus em São Paulo
  • Número de estados com casos suspeitos passou de 7 para 15, além do DF

O número de suspeitas de infecção pelo coronavírus no país subiu para 132 casos, segundo informou hoje o Ministério da Saúde. Ontem, esse número era de 20 casos suspeitos.

O Brasil permanece com apenas um caso confirmado de infecção pelo vírus, que foi anunciado ontem pelo ministério. O paciente infectado é um homem de 61 anos que mora em São Paulo e esteve na Itália, país que passou por um aumento recente no número de casos da doença.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, o número de casos suspeitos no Brasil pode ser ainda maior pois, até o fim da tarde de hoje, quando foi divulgada a última atualização dos números, o ministério ainda não tinha concluído a avaliação de outras 213 notificações recebidas de autoridades de saúde dos estados e municípios.

"Esse número não é definitivo, é muito maior do que 132 [casos]", disse Gabbardo. "Ficamos com 213 notificações que ainda não foram analisadas por nossa equipe", disse.

Os casos notificados poderão ser incluídos como suspeitos ou descartados, com base nos critérios utilizados pelos técnicos do Ministério da Saúde.

"A gente acredita que a maioria desses 213 seja de casos que vão entrar na lista de suspeitos", afirmou o secretário.

Segundo Gabbardo, um dos fatores que levaram ao aumento de casos suspeitos foi a inclusão de países na lista de risco para o coronavírus. O Ministério da Saúde ampliou para 16 os países em alerta, que são aqueles com mais de cinco casos registrados de transmissão local do vírus.

Entre ontem e hoje, passou de 7 para 16 o número de estados do Brasil com casos de pessoas com suspeita de terem sido infectadas pelo coronavírus. Até ontem, os estados com casos suspeitos eram São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba.

Agora, além sete estados acima, há casos suspeitos no Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Homem de 61 anos é o primeiro caso de coronavírus no Brasil

redetv

Notícias