Topo
Notícias

Alemanha quer listas de viajantes de países afetados por coronavírus

27/02/2020 18h35

Berlim, 27 fev (EFE).- O governo alemão pretende solicitar listas de viajantes de países afetados pelo coronavírus, a fim de poder localizá-los facilmente no caso de ocorrer um caso de contágio no meio de transporte em que chegarem à Alemanha.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira em um pronunciamento conjunto dos Ministros da Saúde, Jens Spahn, e do Interior, Horst Seehofer, um dia antes da primeira reunião da comissão de crise criada pelo Executivo da Alemanha sobre uma epidemia que atingiu 18 pessoas no país até agora.

"Para o tráfego aéreo e marítimo, temos uma base legal. Para trens e ônibus, teremos que ver amanhã se as companhias se comprometem a manter um registro voluntário de passageiros", disse Seehofer.

Spahn, por sua vez, advertiu que a Alemanha está no início de uma epidemia e que tudo deve ser feito para lidar com ela sem cair em alarme, embora ele mesmo tenha admitido que haverá um aumento dos casos.

Seehofer lembrou que atualmente cerca de 10 mil requerentes de asilo chegam à Alemanha todos os meses e são sempre submetidos a um exame médico, que agora incluirá um teste de coronavírus.

Outro aspecto com o qual o comitê de crise terá que lidar será as aglomerações em feiras, eventos esportivos e espetáculos artísticos. Os ministros disseram que isso deverá ser considerado caso a caso e que, em última instância, a decisão sobre esse assunto cabe às autoridades municipais e aos organizadores.

O Ministro da Economia, Peter Altmeier, admitiu que o vírus pode ter várias repercussões econômicas para a Alemanha. Um declínio no crescimento econômico na China pode levar a uma queda nas exportações alemãs. Além disso, a produção das empresas do país europeu pode ser afetada por dificuldades na obtenção de determinadas matérias-primas.

Notícias