Topo
Notícias

Vítima de acidente fatal com Tesla jogava no celular em momento da batida

Acidente com Tesla Model X na Califórnia - Divulgação
Acidente com Tesla Model X na Califórnia Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

26/02/2020 16h32

O Conselho Nacional de Segurança em Transportes dos Estados Unidos (NTSB) divulgou as causas de um acidente fatal ocorrido em março de 2018 na Califórnia envolvendo um Tesla Model X que estava no momento da batida com o sistema Autopilot de direção autônoma ligado.

Para o conselho, uma combinação de fatores foi responsável pelo acidente, mas o destaque foi para a dependência acima do recomendado do motorista do sistema de direção autônoma do veículo, já que no momento da batida o homem jogava um game em seu smartphone.

Além disso, o departamento responsável pelas estradas da Califórnia também colaborou para o resultado do acidente, já que não havia reconstruído o atenuador de impacto que o Model X acertou após outra batida. Com isso, o impacto foi maior, o que colaborou para as contusões sofridas pelo motorista.

O carro estava a 121 km/h seguindo outro veículo a 105 km/h. A 5,9 segundos do impacto, o sistema de assistência de faixas direcionou o carro para a esquerda, onde houve o impacto. Com a desatenção do motorista, o veículo acabou batendo enquanto ainda acelerava. De acordo com o estudo, o sistema de alerta de colisão dianteira não funcionou, assim como o freio de emergência.

A vítima era "um gamer ávido e desenvolvedor de games", e que no momento do acidente estava ativo em seu iPhone 8 Plus.

Lembrando que não existem ainda veículos completamente autônomos disponíveis no mercado, o presidente do NTSB, Robert Sumwalt, disse que o "acidente demonstra claramente as limitações dos sistemas avançados de assistência ao motorista disponíveis hoje para os consumidores".

"Se você estiver vendendo um carro com um sistema avançado de assistência ao motorista, não estará vendendo um carro autônomo. Se você está dirigindo um carro com um sistema avançado de assistência ao motorista, não possui um carro autônomo."

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Notícias