Topo
Notícias

Pneus: saiba quando é hora de trocar para não cair no 'mito da validade'

Monalisa Lins/BOL
Imagem: Monalisa Lins/BOL
do UOL

Colaboração para o UOL

25/02/2020 04h00

Pneu é coisa séria! É um item de segurança importante no carro e deve ser tratado com respeito. Já conversamos aqui sobre calibragem, que deve ser realizada toda semana e respeitando as especificações do fabricante.

Fazer o rodízio dos pneus, como o manual do seu carro recomenda, também é bastante importante para o tempo de vida deles, assim como o alinhamento e o balanceamento. Mas chega uma hora que eles precisam ser substituídos e existe "jeitinho" para dar.

O TWI é o limite de uso do seu pneu e é um parâmetro incontestável. É uma marca encontrada nos sulcos (os desenhos do pneu) que indica o limite de desgaste.

Pneus - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Quando a borracha do pneu chega à altura da lombada da marca, é necessária a troca. Não tem outra opção. Usar o pneu além da marca pode colocar a sua segurança em risco, além de te render multas.

Mas também existe um mito em relação à troca de pneus que vamos esclarecer: a famosa "data de vencimento".

Na lateral do pneu existe uma informação de DOT, onde constam algumas características dele (como carga e velocidade máximas suportadas, entre outros) e a data de fabricação. Na imagem abaixo, constatamos que o pneu foi fabricado na 33ª semana de 2015.

pneus - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A partir desta data, o fabricante do pneu dá um prazo de garantia sobre o produto, e não de validade. Em geral, após cinco anos da data de fabricação, o pneu perde a garantia, mas isso não significa que ele perdeu a validade.

Funciona como qualquer outra coisa que tenha garantia. Depois desse período, você não pode mais reclamar se alguma avaria acontecer com o produto, mas não precisa deixar de usá-lo (você não joga seu celular fora depois que acaba a garantia, certo?).

Promoções de grandes redes de supermercados em geral oferecem pneus que estão próximos de perder a garantia, e é claro que isso pode ser um problema e devemos ficar atentos. Mas não significa que você vá usar o pneu por pouco tempo.

É óbvio que é bom trocar os pneus a cada cinco anos, após o fim da garantia, caso você tenha condições. Mas mais importante que isso é o desgaste e o estado em que eles se encontram. E, nesse aspecto, é mais fundamental a questão do TWI.

Espero que se lembrem de calibrar todos os pneus, inclusive o estepe, antes de viajar nesse Carnaval e se divirtam bastante! Até a semana que vem!

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Notícias