Topo
Notícias

Governo põe Itália, França e Alemanha na lista de atenção para coronavírus

Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde - Luciana Amaral/UOL
Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde Imagem: Luciana Amaral/UOL
do UOL

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

24/02/2020 18h15Atualizada em 24/02/2020 18h30

O Ministério da Saúde anunciou hoje a inclusão da Itália e mais países europeus na lista de países com alerta para a transmissão do coronavírus. Na prática, o governo passa a considerar como suspeitos os passageiros vindos destes países que tenham sintomas como falta de ar e febre e procurarem a rede de saúde pública ou privada.

Já fazem parte da lista a China, epicentro do vírus, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Vietnã, Cingapura, Tailândia e Camboja. Agora foram incluídos Austrália, Filipinas, Malásia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, afirmou que a lista de países pode diminuir ou aumentar de acordo com dados de transmissão do coronavírus. Oliveira disse ainda que os casos suspeitos no Brasil podem aumentar, uma vez que países incluídos na lista contam com voos diretos, especialmente em Guarulhos (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).

Não há, porém, medidas restritivas adotadas pelo governo, como cancelamento de voos e impossibilidade de entrar em território brasileiro. A recomendação é tomar medidas preventivas como lavar as mãos de forma frequente com água e sabão, usar álcool em gel, cobrir a boca ao tossir e espirrar.

"Está cada vez mais claro que pode ocorrer a transmissão do vírus mesmo sem sintomas. Então, medidas de barreiras são desaconselháveis", disse o representante do Ministério da Saúde.

O secretário afirmou haver brasileiros nas cidades postas em quarentena na Itália, mas o número exato tem de ser levantado pelo Ministério das Relações Exteriores. Ele disse que os brasileiros no país devem seguir as orientações das autoridades italianas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) contabiliza hoje 79.407 casos de coronavírus registrados e 2.622 mortes em 32 países. Somente na China, são 77.762 pessoas infectadas.

O Brasil continua sem casos confirmados. Três pessoas estão sendo testadas para o vírus, mas os resultados ainda não saíram. A maioria dos casos descartados até o momento apontou infecção por Influenza A ou B.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O texto, seguindo informações do Ministério da Saúde, inicialmente colocou Cingapura como um dos novos países na lista do coronavirus, mas na verdade o país já integrava a lista. A frase foi corrigida.

Notícias