Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

México extradita filho de líder de cartel de drogas aos EUA

Foto de Rubén Oseguera Gonzalez é exibida durante coletiva de imprensa na Cidade do México - Edgard Garrido
Foto de Rubén Oseguera Gonzalez é exibida durante coletiva de imprensa na Cidade do México Imagem: Edgard Garrido

21/02/2020 11h53

O México extraditou o filho de um dos barões do narcotráfico mais procurados do país aos Estados Unidos na quinta-feira, disse uma fonte da Procuradoria-Geral.

Trata-se do sinal mais recente do comprometimento mexicano de acelerar as extradições desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, recuou de sua ameaça de designar os cartéis do México como grupos terroristas.

Acredita-se que Rubén Oseguera, que foi capturado em 2015, era uma figura importante na gangue de seu pai, o Cartel da Nova Geração de Jalisco. Seu pai, Nemesio "El Mencho" Oseguera, continua foragido.

"Ele foi extraditado hoje de tarde do Estado de Sonora em um voo direto para Washington", disse a fonte, que falou sob anonimato, à Reuters, referindo-se ao filho.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, vem sendo criticado por sua estratégia de segurança, em particular pela prisão fracassada do filho de outro chefe de gangue.

Em outubro, autoridades mexicanas deixaram escapar Ovidio Guzmán, filho de Joaquin "El Chapo" Guzmán, depois de uma troca de tiros com gangues do narcotráfico nas ruas de Culiacán, uma grande cidade.

(Por Lizbeth Diaz)

Notícias