Topo
Notícias

Instagram será a rede social mais utilizada no Carnaval

Leandro Moraes/UOL
Imagem: Leandro Moraes/UOL
do UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/02/2020 11h01

Resumo da notícia

  • Segundo levantamento da Toluna, 78% dos foliões publicarão posts no Instagram
  • Facebook vem logo atrás na preferência, com 77%
  • A cada 10 participantes do estudo, 9 levarão aparelhos de celular para as festas
  • Mais de 70% dos entrevistados concordam que o celular virou uma "extensão do corpo"

Qual será a rede social mais utilizada no Carnaval? Segundo um levantamento feito pela Toluna, empresa fornecedora de insights do consumidor, será o Instagram —que vence, por pouco, o Facebook.

Segundo o estudo, 89% dos participantes que irão a alguma festa, desfile ou bloco de Carnaval afirmaram que devem postar algum conteúdo durante as festas nas redes sociais.

O Instagram é o preferido por 78% dos foliões. O Facebook ficou logo atrás, com 77%. WhatsApp (70%), Twitter (22%), YouTube (17%), TikTok (8%) e até mesmo o LinkedIn (6%) também foram citados.

Smartphone, uma extensão do corpo

A cada dez participantes da pesquisa, nove levarão aparelhos de celular para as festas. A maioria (68%) disse que levará seus smartphones mais recentes para as festas, enquanto 21% pensam em levar algum aparelho mais antigo.

Mais de 70% dos entrevistados concordam que o celular virou uma extensão do corpo: 38% concordam parcialmente e 36% concordam totalmente com a frase. Além disso, para mais de 40% dos respondentes, a principal função de seu celular é o acesso às redes sociais.

Escolha via redes sociais

As redes sociais também são fundamentais na escolhe de onde ir curtir a festa:

  • 60% dos entrevistados afirmaram que vão perguntar aos amigos, via WhatsApp, onde ir
  • 53% farão pesquisas no Google
  • 47% procurarão por eventos criados no Facebook

Os números dão sempre mais de 100% porque os respondentes podiam, sempre, escolher mais de uma resposta. A pesquisa foi realizada entre 11 e 14 de fevereiro de 2020, com 818 pessoas.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição.

Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.

Notícias