Topo
Notícias

Democratas de Nevada relatam alta participação antecipada em caucus

21/02/2020 19h58

Por Sharon Bernstein

LAS VEGAS (Reuters) - Quase 75.000 cidadãos de Nevada participaram do início da disputa no Estado pela nomeação presidencial democrata nas eleições dos Estados Unidos, disse o partido nesta sexta-feira, um sinal de uma participação potencialmente robusta no primeiro teste para os candidatos no Oeste dos EUA.

Nevada realiza no sábado o caucus (assembleia de eleitores), terceira disputa na batalha Estado a Estado para determinar um candidato democrata para enfrentar o presidente republicano Donald Trump nas eleições de 3 de novembro.

O partido disse que a maioria dos eleitores que antecipou sua participação no caucus votou pela primeira vez no processo. O número de participantes que antecipou os votos é quase tão alto quanto o número total de 2016, quando 84.000 cidadãos de Nevada participaram.

O grande comparecimento às urnas pode representar um sinal positivo para o senador norte-americano Bernie Sanders, de Vermont, que busca atrair novos eleitores para impulsionar sua campanha.

"Desde o começo, os democratas de Nevada se comprometeram a executar o caucus mais acessível, amplo e transparente em 2020", disse Alana Mounce, diretora executiva do Partido Democrata do Estado de Nevada, em comunicado divulgado nesta sexta-feira.

"Para atingir esse objetivo, decretamos um período sem precedentes de votação de quatro dias para o caucus. Disponibilizamos materiais em três idiomas e tínhamos mais de 80 locais de votação antecipada em áreas convenientes nas comunidades de todo o Estado", acrescentou Mounce.

Autoridades de Nevada tomaram medidas destinadas a evitar o caos visto no caucus de Iowa este mês, na primeira disputa estadual pela indicação. Elas prometeram que o processo de contagem, registro e divulgação das escolhas dos eleitores ocorrerá sem problemas.

Notícias