Topo
Notícias

Conheça os jipes dos EUA e da Rússia que viveram "momento Mad Max" na Síria

Veículo militar americano tira jipe russo da estrada na Síria - Reprodução
Veículo militar americano tira jipe russo da estrada na Síria Imagem: Reprodução
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

21/02/2020 14h46

O registro em vídeo de um incidente envolvendo um jipe da Rússia e um jipe dos Estados Unidos em uma estrada da Síria - país Árabe que encontra-se em guerra civil desde 2011 - deu o que falar pelo mundo. Os dois países são rivais históricos, desde os tempos da Guerra Fria.

No vídeo, vemos o veículo russo (com bandeira hasteada) vindo mais veloz que o norte-americano e tendo o caminho fechado na estrada, com o veículo dos EUA indo para a contramão para impedir sua passagem.

A cena, digna de um filme de perseguição no estilo Mad Max, ganha proporções mais sérias após o jipe russo sair da estrada para fazer a ultrapassagem e o norte-americano força-lo completamente para fora da pista, quase atropelando uma pessoa que passava pelo local. Os dois veículos também acabaram se tocando na manobra.

Os carros envolvidos no episódio são um Oshkosh M-ATV do lado dos EUA e um GAZ Tigr do lado russo.

O Oshkosh é um veículo que tem como especialidade resistir a minas terrestres. Com comprimento de 6,2 metros e altura de 2,7 metros, ele tem capacidade de levar quatro soldados e um atirador. Seu peso bruto é de 14.700 kg.

Oshkosh - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Seu motor turbodiesel possui seis cilindros em linha com 7,2 litros de capacidade. Com tração 4x4, ele gera 370 cv de potência e tem um torque de impressionantes 127,8 kgfm no câmbio de 6 marchas. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 105 km/h.

Já o GAZ Tigr russo é um veículo utilizado para auxiliar a infantaria. Ele pode levar até 11 soldados, dependendo da versão. Ele tem 5,7 metros de comprimento, 2,4 de altura e pesa 7.200 kg.

Cummins - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Sua motorização também depende da versão. Mas o jipe possui motores Cummins de 5,9 litros com seis cilindros. A potência varia, indo de 182 cv a até 218 cv no câmbio de cinco marchas. A tração do veículo é 4x4, com suas velocidades máximas variando entre 80 km/h e 140 km/h na estrada e fora da estrada, respectivamente.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Notícias