Topo
Notícias

Rússia diz que produtores não veem necessidade de antecipar reunião da Opep+

20/02/2020 09h05

MOSCOU (Reuters) - O ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak, disse nesta quinta-feira que há um entendimento comum entre os produtores globais de petróleo de que não faz mais sentido que países da Opep e aliados do grupo se reúnam antes de um encontro agendado para o início de março.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a Rússia e outros produtores, um grupo conhecido como Opep+, vinham considerando antecipar para fevereiro sua próxima reunião, prevista para 6 de março, após a demanda por petróleo ter sido atingida pela epidemia de coronavírus na China.

Novak, que discutiu os mercados de petróleo com o ministro de Energia saudita nesta semana, disse que o governo russo ainda está conversando com outros países sobre a situação.

"Se estamos falando sobre a data da reunião, há agora um entendimento comum de que não há mais aconselhável antecipá-la", disse Novak a jornalistas.

"Os encontros que foram agendados.... em minha opinião devem acontecer em suas datas", afirmou ele. "Não há nada extraordinário o suficiente para uma mudança de data", acrescentou.

A Opep vinha tentando persuadir a Rússia a concordar com um aprofundamento dos cortes de produção. Moscou tem afirmado que irá revelar sua posição sobre a proposta nos próximos dias.

Novak disse que a Rússia ainda está discutindo sua posição e não revelou se Moscou apoiará cortes maiores.

"Nós não vamos fazer o anúncio ainda, nós ainda temos duas semanas. Vamos ver como a situação se desenvolve, o que acontecerá com o mercado, as previsões que teremos até lá", afirmou ele. "A situação é bastante incerta e está mudando rapidamente".

(Por Darya Korsunskaya)

Notícias