Topo
Notícias

Japão mantém visão de economia em recuperação e sinaliza vírus como grande risco

20/02/2020 08h48

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão manteve sua visão de que a economia está se recuperando moderadamente em um relatório mensal de fevereiro já que o mercado de trabalho permaneceu sólido, mas alertou sobre os riscos da epidemia de coronavírus para as perspectivas.

A nova avaliação ocorreu mesmo depois que a economia do Japão encolheu ao ritmo mais rápido em quase seis anos no trimestre de outubro a dezembro do ano passado, com o aumento do imposto sobre vendas atingindo os gastos dos consumidores e das empresas.

Embora o governo tenha mantido sua visão, ele mudou ligeiramente a redação para dizer que a economia está "se recuperando em um ritmo moderado, enquanto uma fraqueza crescente centrada na indústria permanece intacta em meio a uma fraqueza contínua nas exportações".

Uma autoridade do Escritório do Gabinete japonês disse: "O surto de vírus é o maior risco para a economia. Precisamos prestar muita atenção aos seus impactos adversos na economia".

O governo também manteve sua opinião de que a produção industrial permaneceu fraca e disse que a expectativa é de que ela fique lenta por um tempo à medida que o vírus pesa sobre a economia da China e atrapalha as cadeias de suprimentos globais.

Entre outros elementos-chave, o relatório afirma que os gastos dos consumidores estão "acelerando" e os gastos de capital "estão aumentando moderadamente, mas mostram alguma fraqueza". Ambas as avaliações permaneceram inalteradas em relação ao mês passado.

O governo também disse que as exportações estão enfraquecendo.

(Por Kaori Kaneko)

Notícias