Topo
Notícias

Elefanta se prepara para longa viagem da Argentina ao Brasil

20/02/2020 16h37

BUENOS AIRES (Reuters) - A elefanta Mara está de malas prontas para o que pode ser a última jornada de seus 54 anos de vida, passados viajando da Índia à Alemanha antes de se unir a circos de Montevidéu e Buenos Aires, onde viveu os últimos 25 anos.

Agora ela se prepara para dizer adeus, já que fará uma viagem de 2.700 quilômetros da capital da Argentina para um novo lar perto do município brasileiro de Chapada dos Guimarães, um vasto santuário concebido especialmente para elefantes como Mara.

Mara passará quase uma semana em uma viagem em um comboio terrestre, durante a qual será abrigada em uma caixa enorme e acompanhada por cuidadores que zelarão por sua segurança --e de outros.

Guillermo Wiemeyer, um veterinário que trabalha com Mara, disse que a equipe a está preparando para a jornada, fazendo exames de sangue e culturas para ter certeza de que ela consegue atravessar fronteiras e se aclimatar ao seu meio de transporte.

"O que estamos torcendo é que ela entrará na caixa de vontade própria, porque não viajará sob anestesia ou algum tipo de sedativo", disse ele à Reuters.

Wiemeyer disse que o novo lar de Mara, o Santuário de Elefantes Brasil de 1133 hectares, lhe dará mais espaço, tendo terras de pasto, córregos, colunas íngremes e a chance de encontrar outros elefantes asiáticos que já vivem na reserva.

(Por Miguel Lobianco)

Notícias