Topo
Notícias

Com brasileiro na disputa, Festival de Berlim começa hoje

20/02/2020 18h28

SÃO PAULO, 20 FEV (ANSA) - A 70ª edição do Festival de Berlim, considerado um dos eventos de cinema mais importantes da Europa, começa nesta quinta-feira (20). Ao todo, 18 filmes concorrem ao Urso de Ouro, entre eles o brasileiro "Todos os mortos", de Marco Dutra e Caetano Gotardo.   


O filme, que conta a história de uma mulher negra e suas duas filhas, é ambientado no Brasil pós-Proclamação da República e fim da escravidão. A atriz Mawusi Tulani é a protagonista e interpreta a personagem Iná.   


Também concorrem ao prêmio principal "The Woman Who Ran", do sul-coreano Hong Sang-soo, "Siberia", de Abel Ferrara, e "First Cow", de Kelly Reichardt.   


Fora da competição, outros 18 filmes brasileiros serão exibidos durante o Festival de Berlim, que ocorre até 1 de março. Entre eles, "Cidade Pássaro", de Matias Mariani, e o documentário "Nardjes", de Karim Aïnouz.   


Os vencedores do festival serão anunciados em 29 de fevereiro pelo júri presidido pelo ator britânico Jeremy Irons e que conta com a participação do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, de "Bacurau". O Brasil já venceu duas vezes o Urso de Ouro: com "Central do Brasil", em 1998, e com "Tropa de Elite", em 2007.   


Neste ano, o Festival de Berlim tem também uma nova direção.   


Dieter Kosslick deixou o posto após 18 anos e foi substituído pelo italiano Carlo Chatrian. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias