Topo
Notícias

Japão mantém meta de 40 milhões de visitantes apesar de impacto do coronavírus

19/02/2020 09h27

Por Daniel Leussink

TÓQUIO (Reuters) - O número de visitantes estrangeiros no Japão diminuiu pelo quarto mês em janeiro, impactado por um boicote sul-coreano, e reduções ainda maiores são esperadas pelo fato de o surto de coronavírus estar mantendo os viajantes chineses à distância.

A diminuição das visitas acontece meses antes de o Japão sediar a Olimpíada de 2020, mas apesar dos revezes o país disse que se atém à meta de 40 milhões de visitantes estrangeiros neste ano.

"O ambiente é severo devido ao novo coronavírus, mas isso está tendo um impacto de escala global, não somente no Japão", disse Hiroshi Tabata, comissário da Agência de Turismo do Japão.

O número geral de visitantes estrangeiros no Japão caiu pelo quarto mês em janeiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, e reduções maiores estão previstas à medida que o impacto do coronavírus se fizer sentir.

As visitas de estrangeiros, incluindo viajantes de turismo e negócios, no mês recuou 1,1%, ou de 2,69 para 2,66 milhões, em relação ao mesmo mês do ano passado, mostraram dados da Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO).

A chegada de visitantes da Coreia do Sul – que está boicotando bens e serviços japoneses desde o surgimento de uma disputa comercial entre os dois vizinhos no ano passado – despencou 59% na comparação ano a ano, disse a JNTO.

O surto de coronavírus provoca preocupação com a dependência excessiva do Japão do turismo, até agora um dos poucos sucessos das políticas de crescimento do primeiro-ministro, Shinzo Abe, apelidadas de "Abenomics" e adotadas sete anos atrás.

(Por Daniel Leussink)

Notícias