Topo
Notícias

Greve dos transportes contra reforma previdenciária trava Atenas

18/02/2020 09h54

ATENAS (Reuters) - O tráfego ficou travado em partes de Atenas nesta terça-feira, quando funcionários dos transportes se uniram a uma greve provocada pela proposta de uma reforma previdenciária, e milhares marcharam pacificamente pelo centro da cidade exigindo que o esboço da lei seja descartado.

Como o metrô, os trens e os ônibus públicos pararam, muitos usuários do transportes interurbanos foram obrigados a ir ao trabalho de carro, bloqueando as grandes artérias da cidade ampla de quase 4 milhões de habitantes. Os navios de passageiros ficaram ancorados nos portos.

A paralisação de um dia foi convocada por sindicatos dos setores públicos que receiam que a reforma signifique mais cortes nas pensões – que já vêm sendo reduzidas progressivamente desde que a Grécia pediu seu primeiro pacote de socorro financeiro em 2010.

Os manifestantes se reuniram diante do Parlamento mais tarde nesta terça-feira, um dia antes de um debate programado sobre o projeto de lei apresentado pelo governo conservador que tomou posse em julho.

"Tem havido corte atrás de corte nos últimos anos. Estamos em greve porque queremos pensões com as quais possamos viver", disse Dimitris Volis, fiscal de uma empresa de balsas de Pireu, o porto que serve Atenas.

A Grécia, que precisou de três pacotes financeiros internacionais entre 2010 e 2015, reduziu as pensões estatais várias vezes em anos recentes para tornar o sistema viável.

O esboço que aguarda aprovação legislativa cria um registro digital de amparo social e desvincula as pensões dos salários, adotando mais flexibilidade para os autônomos no tocante às contribuições.

Sindicatos dizem que a reforma é uma tentativa mal disfarçada dos conservadores governistas de privatizar os fundos de pensão, e acusam políticos gregos de renegarem a promessa de rescindir todos os cortes exigidos pelos pacotes financeiros.

"Trabalho desde os 17 anos, e eles (o Estado) estão me dizendo que não terei uma aposentadoria antes dos 67. Será que aguento até lá?", questionou Nectaria, mãe solteira de 48 anos que trabalha como faxineira em um hospital.

Outros mostraram pouca solidariedade com os grevistas. "Greves nunca deram em nada", disse o pensionista Dimitris Polychroniadis, revoltado por ter que pagar um táxi ao invés de usar o transporte público.

Os gregos realizaram várias greves contra os cortes exigidos pela austeridade fiscal durante a crise de dívida que irrompeu no final de 2009. O país emergiu de seu terceiro pacote financeiro em 2018.

(Por George Georgiopoulos e Renee Maltezou)

Notícias