Topo
Notícias

Camboja é criticado por desembarcar passageiros de navio

18/02/2020 08h49

ROMA, 18 FEV (ANSA) - As autoridades do Camboja estão sendo criticadas por autorizar o desembarque de mais de mil passageiros do navio de cruzeiro americano MS Westerdam, que estava atracado no porto de Sihanoukville, sem nenhuma medida de controle, teste de diagnóstico para o novo coronavírus ou quarentena. Alvo de críticas, o primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, negou as acusações de negligência por permitir o desembarque. "Fomos acusados de importar a epidemia ao Camboja, mas nenhum cidadão do país está infectado", alegou o premier. O navio Westerdam atracou no Camboja após outros cinco países asiáticos se negarem a receber a embarcação por temor de contaminação. O navio ficou em alto-mar por 10 dias aguardando uma resposta. A embarcação levava 2.200 pessoas, sendo 1.454 turistas e 802 membros da tripulação de 41 nacionalidades. O Camboja autorizou o início do desembarque na última sexta-feira (14).   

A companhia Carnival Corp Holland America tinha assegurado que não havia casos de coronavírus a bordo, após testar cerca de 20 passageiros que apresentavam sintomas suspeitos. Sendo assim, a maior parte dos turistas foi autorizada a desembarcar, com o único requisito de preencher um questionário e passar pela medição de temperatura corporal.   

Horas após o desembarque, um casal de americanos idosos que estava no navio testou positivo para Covid-19 ao chegar à Malásia. A partir de então, o governo do Camboja começou a procurar os outros passageiros que haviam desembarcado. Alguns ainda estavam no país, mas outros já tinham seguido para novos destinos, o que fez com que especialistas em saúde demonstrassem preocupação com o risco de contágio. De acordo com o jornal "La Repubblica", dois ítalo-brasileiros que vivem no Brasil estariam a bordo do Westerdam. Japão - Em outro caso de contágio em navios, o cruzeiro Diamond Princess, com 3,5 mil passageiros, está em quarentena no Japão há cerca de duas semanas. Foram registrados 88 novos casos de coronavírus na embarcação nesta terça-feira. O Diamond Princess está em quarentena desde que chegou a Yokohama, em 3 de fevereiro. A medida foi tomada depois que um homem que havia desembarcado em Hong Kong foi diagnosticado com a doença.   

O Ministério da Saúde do Japão informou que pode iniciar amanhã (19) o processo do desembarque dos pacientes saudáveis. China - As autoridades chinesas confirmaram nesta terça-feira (18) a morte do diretor do hospital de Wuhan, Liu Zhiming, aos 51 anos, vítima do novo coronavírus. Ao todo, 1,8 mil pessoas morreram em decorrência do Covid-19 na China, informou o governo, confirmando mais 93 óbitos na província de Hubei. Wuhan, capital de Hubei, é onde a epidemia de Covid-19 começou, em 31 de dezembro de 2019. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias