Topo
Notícias

Placa Mercosul: MG tem atraso em mudança de sistema e adia emplacamentos

Placa Mercosul Kombi - Fernando Miragaya/UOL
Placa Mercosul Kombi Imagem: Fernando Miragaya/UOL
do UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

17/02/2020 14h58

Minas Gerais ainda não conseguiu implantar a nova Placa Mercosul, prevista para esta segunda (17). Dos cinco estados que haviam pedido extensão do prazo, só MG e Tocantins ainda não iniciaram o novo modelo.

O sistema de emplacamento estava paralisado em Minas desde a última sexta-feira (14), quando foi iniciada a transição para a Placa Mercosul. A previsão era que o processo terminasse hoje, mas ainda não foi concluído e expectativa é que esteja pronto amanhã (18).

Segundo o Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais), o credenciamento de parte das empresas estampadoras já foi publicado no Diário Oficial do estado. Agora, resta esperar a transição do sistema.

Cinco estados já haviam atrasado

Hoje terminava o segundo prazo estabelecido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para implementação das placas aos cinco estados que não conseguiram se adequar à data original, de 31 de janeiro.

Conforme o UOL Carros já havia adiantado, Tocantins deverá demorar pelo menos até o meio de março para o novo emplacamento. O edital para credenciamento dos estampadores só foi publicado no dia 12 deste mês e tem duração de 30 dias.

À reportagem, os estados de Alagoas, Mato Grosso e Sergipe, que também estenderam o prazo para hoje, disseram que o novo modelo já está sendo emplacado sem problemas.

Notícias