Topo
Notícias

Forças sírias consolidam controle de Aleppo em meio a ataques aéreos

17/02/2020 19h53

BEIRUTE/AMÃ (Reuters) - O Exército sírio anunciou nesta segunda-feira que tomou o controle total de dezenas de cidades na região rural noroeste de Aleppo, e que continuaria com a campanha para varrer de lá os grupos militantes "onde quer que eles sejam encontrados".

Os avanços foram feitos depois que as forças do presidente Bashar al-Assad expulsaram insurgentes da rodovia M5, que vai de Aleppo a Damasco, reabrindo a rota mais rápida entre as duas maiores cidades da Síria pela primeira vez em anos, o que representa um grande ganho estratégico para Assad.

Assad disse na segunda-feira que os rápidos avanços de suas forças eram um prelúdio da derrota da insurgência de nove anos que buscou retirá-lo do poder. Mas em uma aparição no canal estatal de televisão, ele alertou que o conflito ainda não havia acabado.

"Sabemos que essa liberação não significa o fim da guerra ou a derrota de todas as conspirações ou o fim do terror, ou ainda a rendição do inimigo, mas definitivamente esfregamos os narizes deles na terra", disse Assad. "Esse é o prelúdio para a derrota final (das forças de oposição) mais cedo ou mais tarde."

Apoiadas por bombardeios pesados russos e auxiliados por mílicias pró-Irã, as forças do governo intensificaram desde o início do ano sua campanha para recapturar o interior de Aleppo e partes da província vizinha de Idlib, no extremo noroeste do país, onde os insurgentes contrários a Assad detêm suas últimas posições. 

Ataques aéreos do governo e da Rússia atingiram na segunda-feira Darat Izza, cidade próxima da fronteira com a Turquia a 30 km ao norte da cidade de Aleppo, ferindo diversos civis e forçando o fechamento de dois hospitais, de acordo com as equipes médicas dos hospitais.

Notícias