Topo
Notícias

Epidemia de coronavírus pode colocar Itália em recessão

17/02/2020 12h56

ROMA, 17 FEV (ANSA) - A epidemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode colocar a economia da Itália em recessão, de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira (17) pela empresa japonesa de serviços financeiros Nomura.   

O documento apresenta previsões sobre o impacto em nível global da epidemia, que já contaminou 71,9 mil pessoas e matou 1.775, quase todas elas na China, segunda maior economia do planeta.   

"Considerando a baixa taxa de crescimento de onde a Itália parte neste ano, esperamos que o país entre em recessão em 2020, com queda de 0,1% no PIB", diz a Nomura. Segundo dados preliminares oficiais, a economia italiana encerrou 2019 com expansão de 0,2%.   

Já para 2020, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta uma alta de 0,5%, mas a previsão foi feita em 20 de janeiro, quando a epidemia de coronavírus ainda estava no início. Desde então, a China isolou cidades inteiras, enquanto outros países, inclusive a Itália, suspenderam todos os voos para a nação asiática.   

De acordo com a Nomura, a queda nos gastos de turistas chineses terá efeitos negativos sobretudo na Itália, que já registrou milhares de cancelamentos de hospedagens nas últimas semanas devido ao bloqueio de voos a partir da China.   

A Itália é o principal destino de turistas chineses na União Europeia, com cerca de 5 milhões de viajantes por ano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias