Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Anvisa descarta contaminação por covid-19 em navio que chega a Santos na 2ª

Reprodução/Marinetraffic.com
Imagem: Reprodução/Marinetraffic.com
do UOL

Maurício Businari

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

16/02/2020 22h30

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que não há nenhum tripulante com covid-19 a bordo do navio Kota Pemimpin, embarcação que esteve na China e deve chegar ao porto de Santos nesta segunda-feira (17).

Até o momento, não há nenhum motivo para preocupação, informou a agência em nota encaminhada à imprensa no final da tarde deste domingo (16).

"Levando em conta o princípio da precaução e, mesmo não havendo nenhum caso que se enquadre na definição de caso suspeito para Coronavírus pelo ministério da Saúde, a Anvisa irá a bordo da embarcação e fará, em conjunto com a vigilância epidemiológica do estado de São Paulo e do município de Santos, a avaliação clínica de todos os tripulantes. Também será feita uma avaliação sanitária completa da embarcação", diz a nota.

De acordo com a agência, o porto de Santos tem um plano de contingência para casos desse tipo, envolvendo risco à saúde pública, e ele pode ser acionado se for identificado algum risco sanitário ou epidemiológico em qualquer embarcação que atraque no porto.

"Por fim, ressaltamos que a Anvisa está preparada para tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança sanitária da embarcação e por conseguinte resguardar a saúde da população de Santos e do Brasil".

A mensagem foi divulgada um dia após a agência nacional ter alertado o Departamento de Vigilância em Saúde de Santos sobre a suspeita de contaminação por coronavírus de dois tripulantes com sintomas gripais. Na véspera, o departamento divulgou uma nota oficial dizendo que apoiaria a investigação epidemiológica na embarcação quando ela atracasse no porto de Santos.

"A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a Anvisa é a responsável pelo controle sanitário no porto de Santos, que é área federal. O Departamento de Vigilância em Saúde de Santos foi notificado pela Anvisa sobre dois tripulantes com sintomas suspeitos de novo coronavírus em navio de bandeira de Hong Kong, que fez escala na China, e vai apoiar a investigação epidemiológica na embarcação quando ela atracar no porto de Santos", dizia a nota.

Ainda ontem, em nota oficial encaminhada à imprensa, a Anvisa informou que, em 14 de fevereiro (sexta-feira), o capitão do navio Kota Pemimpin encaminhou ao órgão a documentação exigida para atracar no porto de Santos e que, após a análise do pedido, foi possível verificar, por meio da Declaração Marítima de Saúde e do Livro Médico de Bordo da embarcação, "a presença a bordo de dois dos tripulantes que apresentaram sintomas gripais, mas que estariam recuperados".

A embarcação é procedente de Singapura, mas esteve em portos chineses nos últimos 30 dias. O navio passou por Xangai em 17 de janeiro, Ningbo, no dia 19, em Yantian, no dia 22, e em Hong Kong, em 23 de janeiro deste ano.

Até o momento, o Departamento de Vigilância em Saúde de Santos ainda não se manifestou sobre a nova nota oficial da Anvisa.

Chinesa usa carro de controle remoto para pegar pães e fugir de coronavírus

Do UOL

Notícias