Topo
Notícias

Taliban mata pelo menos 29 agentes de segurança afegãos em novos confrontos

29/01/2020 15h12

CABUL (Reuters) - Pelo menos 29 membros das forças de segurança afegãs foram mortos em ataques do Taliban que se seguiram a ofensivas aéreas e terrestres de forças do governo contra o grupo islâmico no fim de semana.

O aumento das hostilidades sinaliza um impasse nas negociações de paz que envolvem os Estados Unidos e negociadores do Taliban em Doha.

No domingo, o Ministério da Defesa do Afeganistão informou que as forças do governo mataram 51 combatentes do Taliban em ataques de fim de semana.

Mas o Taliban reagiu, realizando ataques a postos de segurança na província de Kunduz, no norte da China, na noite de terça-feira, nos quais um oficial de segurança, que não quis se identificar, disse que 15 membros do Exército afegão foram mortos.

O Taliban também atacou uma delegacia na noite de segunda-feira, em Pul-e Khomri, capital da província vizinha de Baghlan, matando 14 policiais, disse Safdar Muhseni, chefe do conselho provincial.

O grupo disse ser responsável pelos dois ataques. O porta-voz do Taliban, Zabihullah Mujahid, disse que 35 membros das forças de segurança afegãs foram mortos no ataque em Kunduz e 17 em Baghlan.

Fontes próximas às negociações em Doha disseram que o Taliban concordou internamente em interromper os ataques contra as forças norte-americanas e "reduzir" os ataques contra alvos do governo afegão, mas os conflitos entre as forças do Taliban e do Afeganistão aumentaram.

As forças afegãs e o Taliban também entraram em conflito na terça-feira, quando agentes de segurança tentaram acessar o local do acidente de um avião militar dos EUA no centro do Afeganistão. Mais tarde, as forças norte-americanas conseguiram acessar o local e recuperar os restos mortais de dois funcionários e o que se acredita ser o gravador de dados de voo.

(Por Abdul Qadir Sediqi e Orooj Hakimi, em Cabul, e Sardar Razmal, em Kumduz)

Notícias