Topo
Notícias

Limpador de para-brisas: quando devo trocar as palhetas e como fazê-lo

do UOL

Colaboração para o UOL

28/01/2020 04h00

Estamos em época de chuvas pesadas e um dos itens de maior segurança no carro nesse momento são as palhetas do limpador de para-brisa e, se seu carro tiver, do vidro da vigia.

Os cuidados com os limpadores são importantes e fazem muita diferença desde o chuvisco até a chuva pesada. É importante que a borracha não esteja ressecada e que a haste não tenha empenamentos.

Depois de muito tempo sem usar o limpador é normal que sujeira se acumule neles. E, quando você finalmente os aciona, pode acabar até riscando o para-brisa. Uma limpeza neles toda semana em épocas sem chuvas pode prevenir esse tipo de problema.

Manter o reservatório de água do limpador cheio é sempre muito importante, e colocar um xampu específico ali pode ajudar a manter o para-brisa desengordurado, principalmente no trânsito das grandes cidades.

O vídeo de hoje mostra como é fácil trocar as palhetas do limpador, mas se você não se sentir seguro pode levar o carro a uma oficina. Algumas lojas de autopeças também instalam esse tipo de equipamento para você e, em alguns postos de gasolina, o frentista também sabe colocar as palhetas.

Sempre que trocá-las, teste na hora para não ter uma surpresa por defeitos na peça. E garanta que todas as velocidades do limpador estão funcionando direitinho. Caso contrário, vale dar aquela passadinha na oficina ou no auto-elétrico para realizar o conserto antes da próxima tempestade.

Notícias