Topo

IR 2020: Declaração do ano passado facilita a vida agora; saiba recuperá-la

do UOL

Téo Takar

Colaboração para o UOL, de São Paulo

27/01/2020 19h10

Resumo da notícia

  • Programa do IR 2020 permite importar os dados da declaração de 2019, o que agiliza o preenchimento.
  • Se você ainda tem o programa do IR 2019, basta gerar uma cópia da declaração e do recibo e salvá-los em uma pasta conhecida.
  • Mesmo sem o programa de 2019 instalado, é possível que os arquivos ainda estejam salvos no computador, na pasta "transmitidas".
  • Se não conseguir achar a declaração, pode solicitar uma cópia pela internet, mas precisa ter certificado digital para acessar sistema da Receita.
  • Se você não tem certificado digital, o jeito é ir a uma agência da Receita pedir a segunda via da declaração de 2019.

O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020 permite importar os dados da declaração de 2019, o que agiliza o preenchimento de diversos campos, especialmente da relação de bens, evitando erros de digitação de valores ou informações. Além disso, é importante guardar as cópias das declarações dos últimos cinco anos. Esse é o período legal no qual a Receita pode questionar algum valor ou informação declarada. Sem os documentos, você corre sério risco de ser multado.

Se você fez declaração de Imposto de Renda no ano passado, provavelmente deve ter o arquivo salvo no computador, uma versão em formato de texto digital (PDF) ou ainda uma cópia impressa. Mas, caso você não se lembre em qual pasta ele está, se apagou o programa da declaração do ano passado, ou teve algum problema no computador e perdeu o documento, veja nesta matéria como localizar o arquivo ou pedir uma cópia à Receita Federal.

Você ainda tem o programa do IR 2019

Caso você ainda tenha o programa da declaração do IR 2019 instalado no computador, localizar a declaração e transportá-la para o programa do IR 2020 é relativamente simples. Basta gerar uma cópia dos arquivos e salvá-los numa pasta conhecida, de fácil acesso no seu computador.

Para isso, abra o programa do IR 2019 e em seguida localize o item "Gravar Cópia", disponível no menu "Ferramentas", na barra do lado esquerdo da tela. Ao clicar nesse item, uma janela se abrirá na sequência. Selecione "Cópia da última declaração entregue e do recibo de entrega" e clique em "OK".

Em seguida, selecione qual declaração deseja copiar (se outras pessoas fizeram o IR 2019 no mesmo computador, haverá mais de uma declaração disponível) e clique em "Avançar". Por fim, escolha qual pasta do computador deseja salvar a cópia.

O programa salvará dois arquivos na pasta escolhida, um referente à declaração (cujo nome termina com a extensão ".DEC") e outro referente ao recibo de entrega (".REC").

O programa do IR 2019 foi apagado do computador

Se o programa do IR 2019 não estiver mais instalado no computador, é possível que exista uma pasta com a sua declaração enviada à Receita. Isso acontece porque, no momento da desinstalação do programa, o usuário pode optar por manter as declarações arquivadas na máquina.

Para localizar a pasta com a declaração, você precisará usar o "Explorador de Arquivos" do seu computador. Clique na Unidade de Disco principal (normalmente identificada por "C:") para abrir a lista de pastas principais. Em seguida, procure uma pasta com nome "Arquivos de Programas RFB".

Dentro dela deve existir outra pasta com nome "IRPF2019". Abra essa pasta e localize dentro dela a pasta com nome "Transmitidas". É aí que provavelmente estará sua declaração.

Você precisará de dois arquivos salvos nesta pasta. Um é a declaração propriamente dita e o outro é o recibo da declaração.
Eles possuem nomes muito parecidos, mudando apenas a extensão final (as três últimas letras) do arquivo, que são ".DEC" e ".REC".

Os nomes dos arquivos contêm sempre o número do seu CPF, conforme este exemplo: "12345678900-IRPF-A-2019-2018-ORIGI.DEC.

A declaração do IR 2019, referente ao exercício 2018, aparece com a nomenclatura "IRPF-A-2019-2018". Se a declaração for original, aparecerá a expressão "ORIGI" no nome do arquivo. Caso você tenha feito uma declaração retificadora em 2019, localize o arquivo cujo nome apareça a expressão "RETIF".

Por fim, selecione os dois arquivos (declaração e recibo), clique em "Copiar", escolha uma pasta de fácil acesso no seu computador e clique em "Colar" para salvar as cópias.

Você perdeu tudo do computador

Se você teve algum problema mais sério com seu computador recentemente e todas as informações gravadas nele foram perdidas, incluindo a declaração do IR 2019, ou se simplesmente você não conseguiu achar o arquivo, nem uma versão impressa, o jeito é pedir ajuda à Receita Federal.

Há uma forma de conseguir uma segunda via da declaração. Mas, para isso, você precisa ter um certificado digital. Acesse o sistema de atendimento digital do site da Receita, o e-CAC, e clique na opção de acesso com certificado digital.

Uma vez dentro do sistema do e-CAC, localize na barra superior da tela o menu "Declarações e Demonstrativos" e clique nele. Em seguida, abra o item "Meu Imposto de Renda", na coluna do lado esquerdo.

Uma nova janela se abrirá. Localize, na parte de baixo da tela o menu "documentos" e em seguida clique no item "Cópia da Declaração". Selecione o ano que deseja a cópia do documento. Lembrando mais uma vez que esse serviço só está disponível para quem possui certificado digital.

Se você não tiver certificado digital, será possível obter pelo e-CAC apenas uma cópia do recibo de entrega da declaração. Para conseguir a declaração completa, procure uma agência de atendimento da Receita na sua cidade e solicite a segunda via do documento. É necessário agendar o atendimento antes, por meio do telefone 146.

Após achar arquivo de 2019, basta importá-lo para o IR 2020

Depois que você salvar os arquivos da declaração do IR 2019 em uma pasta do seu computador, é a partir dessa pasta que você importará os arquivos para o programa de preenchimento da declaração do IR 2020.

Para isso, abra o programa do IR 2020 (quando ele estiver disponível) e selecione o item "Importar dados da declaração de 2019", localizado no menu "Declaração", na barra do lado esquerdo da tela do programa. Escolha "Declaração de Ajuste Anual" e, na sequência, indique em qual pasta do computador você salvou os arquivos da declaração de 2019.

É possível preencher declaração sem arquivo de 2019, mas dá trabalho

A perda do arquivo da declaração do IR 2019 não impede você de preencher a declaração do IR 2020. Porém, o processo será muito mais trabalhoso e o risco de cometer erros ou esquecer de algum detalhe é grande.

Os informes principais, como os rendimentos pagos pela sua empresa e os saldos na conta corrente e nos investimentos no banco, trazem os números tanto referentes a 2018 (já declarados no IR 2019) como os números de 2019, que você terá que informar na declaração deste ano.

O problema está principalmente na ficha de "Bens e Direitos", onde é necessário listar todas as propriedades, como casas e carros, e movimentações patrimoniais, como investimentos em ações, fundos e títulos públicos.

Uma alternativa para contornar o problema, pelo menos em relação aos bens mais antigos, é buscar as informações sobre eles em declarações de IR anteriores, de 2018 ou 2017, caso você ainda tenha esses documentos.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Caiu na malha fina? Veja orientações da Receita

UOL Notícias

Imposto de renda