Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus 'não é tão potente' quanto o da SARS, mas é mais contagioso

24.jan.2020 - Médica usando roupas de proteção no hospital da Cruz Vermelha em Wuhan, na China. O país vive uma epidemia do novo coronavírus - AFP
24.jan.2020 - Médica usando roupas de proteção no hospital da Cruz Vermelha em Wuhan, na China. O país vive uma epidemia do novo coronavírus Imagem: AFP

26/01/2020 11h11

Pequim, 26 Jan 2020 (AFP) - O novo coronavírus que contaminou cerca de 2.000 pessoas na China e matou mais de 50 "não é tão potente" quanto o vírus da SARS, a origem de uma epidemia mortal em 2002-2003, mas é mais contagioso, informaram neste domingo funcionários da saúde chineses.

Aparecido em Wuhan (centro) em dezembro, o vírus causador da doença pertence à família dos coronavírus, assim como o da SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que são transmitidos entre humanos e causam sérios problemas respiratórios.

A SARS causou 774 mortes em todo o mundo (incluindo 349 na China continental e 299 em Hong Kong).

"Aparentemente, até agora, esta doença não é (...) tão potente quanto a SARS", disse Gao Fu, chefe do Centro chinês de Controle e Prevenção de Doenças, durante uma conferência de imprensa.

No entanto, parece que "a capacidade de propagação do vírus se reforçou", disse Ma Xiaowei, presidente da Comissão Nacional de Saúde.

O novo vírus tem um período de incubação de até duas semanas e "é possível contágio durante o período de incubação", explicou Ma, destacando que é, portanto, "muito diferente da SARS".

Notícias