Topo
Notícias

Número de mortos com chuvas em MG sobe para 44

26/01/2020 12h19

(Reuters) - Pelo menos 44 pessoas já morreram e 19 estão desaparecidas em Minas Gerais em razão das chuvas que atingem o Estado nos últimos dias, de acordo com informações atualizadas da Defesa Civil mineira neste domingo.

De acordo com o boletim mais recente, há 58 municípios afetados, com 13.887 pessoas desalojadas e 3.354 pessoas desabrigadas. Belo Horizonte é a cidade com maior número de mortes - 14.

O governo de Minas Gerais declarou situação de emergência em 47 cidades, citando "intensas precipitações pluviométricas que atingiram os municípios .... causaram múltiplos desastres –inundações, movimentos de massa, enxurradas e alagamentos".

Em decreto no Diário Oficial do Estado, ele autorizou a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a direção da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, incluindo a dispensa de licitação de "contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários afetados".

De acordo com informações da GloboNews, após sobrevoar áreas atingidas, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, se reuniu com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para discutir novas medidas de apoio federal para respostas aos desastres naturais.

Canuto afirmou que o governo está empenhado em ajudar e que além do acesso aos 90 milhões de reais já disponíveis na conta do governo para todos os municípios que demandarem ajuda, outros recursos podem se realocados, como antecipação de benefícios do Bolsa Família, de saque do FGTS, liberação de medicamentos, entre outras medidas.

De acordo com informações do portal G1, citando o Inmet, Belo Horizonte teve o dia mais chuvoso da história da cidade, desde o início da medição climatológica há 110 anos. Em 24 horas, de quinta a sexta-feira (24), o acumulado de chuva chegou a 171,8 milímetros em Belo Horizonte.

Os Estados do Espírito Santo, onde já foram registradas mortes, e do Rio de Janeiro também foram afetados pelas chuvas.

No sábado, a Vale elevou o nível de alerta da Barragem Sul Inferior, da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), citando as fortes chuvas na região.

"Em razão das fortes chuvas na região, ocorreu uma erosão na parte interna do reservatório da estrutura, que se mantém estável", afirmou a companhia em comunicado no sábado, quando disse que acionou o nível 2 do Plano de Ação de Emergência.

(Por Paula Arend Laier, em São Paulo)

Notícias