Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Internada com câncer terminal, estudante de enfermagem recebe título no DF

Com câncer terminal, a estudante de enfermagem Ana Cristina Gualberto recebeu título honorário em hospital do Distrito Federal - Divulgação
Com câncer terminal, a estudante de enfermagem Ana Cristina Gualberto recebeu título honorário em hospital do Distrito Federal Imagem: Divulgação
do UOL

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

25/01/2020 11h36Atualizada em 25/01/2020 11h43

A estudante de enfermagem Ana Cristina Gualberto estava no 8º semestre do curso, faltando um ano para se formar, quando teve de interromper os estudos devido a um câncer.

Agora internada devido ao avanço da doença, em estado terminal, recebeu nesta semana um registro profissional honorário pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal, o primeiro do tipo já concedido.

A cerimônia de aconteceu na quinta-feira (23) no Hospital de Apoio de Brasília, onde Ana Cristina recebe cuidados paliativos desde 14 de janeiro, e contou com colegas de faculdade e parentes, além da equipe que cuida dela.

Foram entregues pelo conselho um diploma, uma carteira de enfermeira honorária e um certificado de Honra ao Mérito por seu empenho e sua dedicação à enfermagem.

"Eu sempre gostei de cuidar de pessoas, e cuidar com amor, por isso queria ser enfermeira. Não acreditei quando falaram que eu iria realizar o meu sonho, pensei que era brincadeira. A carteirinha profissional era algo tão difícil de conquistar", disse, segundo o portal da Secretaria de Saúde do DF.

Segundo o conselho de enfermagem, a vontade de se formar foi falado pela estudante de 44 anos em sessão com a psicóloga. A partir de então, a terapeuta, colegas e o conselho se mobilizaram para promover a solenidade nas dependências do hospital.

Ana Cristina vestiu beca e capelo, o chapéu normalmente utilizado em formaturas. Depois também usou jaleco branco com o nome bordado junto à profissão.

Conselho de Enfermagem do DF concedeu certificado e carteira honorária para Ana Cristina - Divulgação - Divulgação
Conselho de Enfermagem do DF concedeu certificado e carteira honorária para Ana Cristina
Imagem: Divulgação

Notícias