Topo
Notícias

México fecha passagem para caravana de imigrantes perto da fronteira com Guatemala

24/01/2020 09h45

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Autoridades mexicanas interromperam na quinta-feira o avanço de uma grande caravana de imigrantes da América Central perto da fronteira com a Guatemala, provocando um caos momentâneo que levou parte da multidão a fugir para evitar ser detida por agentes de segurança.

Um grupo de centenas de pessoas que tentava chegar aos Estados Unidos havia cruzado a fronteira desde a Guatemala aproveitando o baixo nível das águas do rio Suchiate, sob vigilância de oficiais da Guarda Nacional Mexicana, uma polícia militarizada recém-criada.

Mas, na tarde de quinta-feira, os imigrantes, entre os quais pais com filhos pequenos, foram interceptados enquanto retomavam o caminho depois de descansarem ao meio-dia em Frontera Hidalgo, nas margens do Suchiate.

Ao observarem a intervenção das forças de segurança, alguns imigrantes correram e escaparam para a vegetação ao redor da estrada.

As autoridades de imigração disseram mais tarde em comunicado que cerca de 200 pessoas fugiram, e que 800 foram presas e transferidas em 20 ônibus para abrigos de imigração, mas não detalharam quais ou onde.

Eles acrescentaram que a operação para deter os imigrantes ocorreu depois que a caravana não concordou em ouvir opções para regularizar sua estadia no país e exigiu permissão para viajar livremente para a fronteira com os Estados Unidos.

O México cedeu à pressão do presidente norte-americano, Donald Trump, e adotou medidas mais restritivas para reduzir a chegada de imigrantes que batem à porta da fronteira sul dos EUA.

(Reportagem adicional de Dave Graham, Lizbeth Díaz, Adriana Barrera e Diego Oré na Cidade do México e Gustavo Palencia em Tegucigalpa)

Notícias