Topo
Notícias

Novo avião da Azul é o maior da empresa em voos domésticos; veja o A321neo

do UOL

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em Recife

23/01/2020 13h48

Resumo da notícia

  • Airbus A321neo da Azul começou a voar no início do ano
  • É o maior avião da companhia para voos domésticos, com capacidade para 214 passageiros
  • Com o modelo, Azul quer aumentar capacidade em rotas do Sul e Sudeste para o Norte e o Nordeste
  • Até 2023, empresa terá 13 aviões do modelo

A Azul começou a voar no início do ano com um novo modelo de avião, o Airbus A321neo, o maior da companhia a operar voos domésticos. Ele chega para aumentar a capacidade em rotas nacionais com alta procura e com duração acima de duas horas e meia, especialmente nas ligações do Sul e Sudeste com Norte e Nordeste.

Com capacidade para 214 passageiros, o A321neo tem 40 lugares a mais que o seu irmão menor, o A320neo. O novo modelo consome 10% a mais de combustível por viagem. Por outro lado, como tem uma capacidade 23% maior, o consumo por passageiro é 10% menor. "Isso faz com que ele gere uma economia significativa, desde que com uma ocupação alta", afirmou Marcelo Bento Ribeiro, diretor de relações institucionais da Azul.

O primeiro voo do A321neo aconteceu em 2 de janeiro, entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e Salvador. Nos últimos dias, o A321neo tem feito a rota entre Viracopos e Recife. O próximo destino do novo avião deve ser Manaus.

O segundo A321neo deve ser entregue à Azul em maio. Até 2023, serão 13 aviões do modelo.

"Com os novos aviões, a Azul terá mais conexões com o Nordeste e conseguirá ser mais competitiva na região", afirmou Ribeiro, que esteve no voo de hoje entre Viracopos e Recife.

Telas individuais e conexão de internet a partir de março

A321neo poltronas - Vinícius Casagrande/UOL - Vinícius Casagrande/UOL
A321neo tem capacidade para 214 passageiros, sendo 42 no Espaço Azul
Imagem: Vinícius Casagrande/UOL

O A321neo é um dos maiores aviões de corredor único do mercado. Na configuração adotada pela Azul, são 36 fileiras de assentos no padrão 3-3. As sete primeiras fileiras são dedicadas ao Espaço Azul, com mais espaço para as pernas.

Todos os 214 lugares têm monitores individuais de entretenimento. No primeiro mês de operação do modelo, no entanto, as telas permaneceram desligadas.

Esse problema deve ser resolvido em breve, segundo a companhia. O novo avião deverá ficar parado durante todo o mês de fevereiro para que seja feita a instalação do sistema de entretenimento a bordo, com filmes, TV ao vivo e conexão de internet.

Cada a assento também possui tomada USB para carregamento de dispositivos móveis. Na parte de baixo da poltrona, há uma tomada no padrão universal para carregar equipamentos maiores, como notebooks.

Todas as poltronas são de couro, com encosto ajustável para cabeça. O conforto é importante no A321neo porque o avião deverá ser utilizado para as rotas mais longas e cheias dentro do Brasil.

Sétimo modelo da frota da Azul

A321neo Azul - Vinícius Casagrande/UOL - Vinícius Casagrande/UOL
Airbus A321neo é o sétimo modelo da frota da Azul
Imagem: Vinícius Casagrande/UOL

A Azul aposta no crescimento de suas operações com a diversidade de aviões. O A321neo é o sétimo modelo de avião da frota da Azul. Os demais são ATR 72-600, Embraer 195, Embraer 195-E2, Airbus A320neo, Airbus A330 e Airbus A330neo. "A Azul sempre acreditou que o melhor é ter o avião certo para a rota certa. Isso dá mais capilaridade e eficiência para as operações", disse Ribeiro.

O diretor da Azul ressalta que a empresa tem investido na renovação da frota para consumir menos combustível. Além da chegada dos novos A321neo, a Azul também está substituindo toda a sua frota de jatos da Embraer pela nova versão do modelo.

A321neo fileiras - Vinícius Casagrande/UOL - Vinícius Casagrande/UOL
Avião tem 36 fileiras na configuração de assentos 3-3
Imagem: Vinícius Casagrande/UOL

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Veja como sa?o os pousos em alguns dos aeroportos mais assustadores

UOL Notícias

Notícias