Topo
Notícias

Nasce uma estrela no céu de Dortmund

Gerd Wenzel

21/01/2020 10h46

Na sua estreia pelo Borussia Dortmund, o atacante norueguês Erling Haaland, de 19 anos, estabeleceu um recorde na Bundesliga: marcou três gols em apenas 20 minutos e já é considerado o "jogador da rodada".Foi um golpe de mestre do Borussia Dortmund. Durante meses as especulações da mídia não se cansavam de apontar este ou aquele clube como provável destino do recém-descoberto talento norueguês, de apenas 19 anos, que atende pelo nome de Erling Haaland. De ilustre desconhecido até a temporada passada, de repente, ele passou a ocupar as manchetes dos jornais.

E não foi por menos. Afinal, não é sempre que surge um jovem atacante com tanto potencial. No segundo semestre de 2019, em 22 partidas oficiais, ele chegou a 28 gols. Em média, faz um a cada 52 minutos.

Manchester United, Juventus e Leipzig cortejaram o atacante. Enquanto isso, os aurinegros corriam por fora e levaram o grande prêmio. Além da melhor proposta financeira, pesou também o aspecto esportivo propriamente dito. No Borussia Dortmund, Haaland praticamente não terá concorrência – isso porque Paco Alcácer está com as malas prontas para voltar à Espanha, e Mario Götze não é mais cogitado pelo técnico Lucien Favre.

O que tornou Haaland um objeto do desejo de tantos clubes foi, além de suas indiscutíveis qualidades como artilheiro, a rara combinação de considerável porte físico com alta velocidade. Pesando 87 quilos distribuídos em 1,94 metro, o norueguês consegue, quando arranca para o ataque, chegar a 36 km/h. Apenas o lateral Achraf Hakimi, também do Borussia Dortmund, alcança essa marca na Bundesliga.

Além de tratar a bola com carinho, coisa rara num centroavante típico, Haaland traz na sua bagagem técnica um forte sentido de espacialidade. Se posiciona bem e sabe antecipar espaços vazios na defesa adversária, que costuma ocupar rapidamente, pronto para receber um passe certeiro e finalizar.

Por outro lado, há dois fundamentos que ainda precisam ser trabalhados. Um é o jogo aéreo – gols de cabeça, por incrível que pareça, ainda não fazem parte do seu repertório. Outro é a necessária precisão no passe. Nada que não possa ser aperfeiçoado com o tempo.

Alf Bernsten, seu ex-técnico no Bryne FK, afirma: "Ele é polivalente, pode atuar como centroavante clássico ou como ala. Não há dúvida nenhuma sobre o seu enorme potencial, e ele tem condições de se tornar um dos melhores atacantes do mundo. É importante ressaltar, porém, que há um longo caminho pela frente. No passado tivemos muitos exemplos de jogadores que prometiam muito na sua juventude e depois, quando adultos, entregaram muito pouco."

Fato é que Erling Haaland estabeleceu um recorde inédito na história da Bundesliga. Na sua estreia pelo Dortmund, marcou três gols em apenas 20 minutos, desbancando a melhor marca anterior de Engelbert Kraus (1860 Munique), que também fez um hattrick na sua estreia, mas foram necessários 42 minutos para atingir o feito.

O norueguês entrou só no segundo tempo, quando seu time perdia por 1 a 3 para o Augsburg e a fatura parecia liquidada. E não se pode esquecer mais um detalhe importantíssimo: Haaland foi ao fundo das redes adversárias apenas três minutos depois de ter entrado em campo – foi um gol fundamental, do tipo divisor de águas, desencadeador da avassaladora reação aurinegra que resultou numa vitória espetacular por 5 a 3.

A última vez que um jogador do Borussia Dortmund anotou três gols na sua estreia foi em 2013, com Pierre-Emerick Aubameang. Os aurinegros venceram por 4 a 0, e foi justamente contra o Augsburg, no mesmo estádio da estreia de Haaland.

A redação do site kicker não perdeu tempo com controvérsias, e o jovem norueguês foi eleito prontamente "Jogador da Rodada", com nota 10 para não haver nenhuma dúvida.

A próxima rodada aguarda ansiosa a apresentação de Haaland no Signal Iduna Park – Westfalenstadion para os nostálgicos –, onde o seu novo clube vai encarar o vizinho Colônia.

Será a oportunidade para o atacante bater um recorde de 70 anos, pertencente a Josef Linneweber, que atuou pelo Dortmund na década de 1950. Hoje com 95 anos, o veterano Josef está pensativo. Uma marca sua, estabelecida há tantos anos, poderá ser batida ou, ao menos, igualada. Em sua primeira partida pelo Borussia, Josef anotou dois gols e na segunda, não contente com sua estreia, fez um hattrick – cinco gols nos seus dois primeiros jogos com a camisa aurinegra. Feito inédito até hoje. Nenhum "borusse" sequer igualou essa marca.

Esse é o desafio de Haaland. Se repetir a dose que aplicou no Augsburg, seu nome será inscrito nos livros de história do clube, os torcedores da Muralha Amarela irão à loucura, e nascerá uma nova estrela no céu de Dortmund.

--

Gerd Wenzel começou no jornalismo esportivo em 1991 na TV Cultura de São Paulo, quando pela primeira vez foi exibida a Bundesliga no Brasil. Desde 2002, atua nos canais ESPN como especialista em futebol alemão. Semanalmente, às quintas, produz o Podcast "Bundesliga no Ar". A coluna Halbzeit sai às terças. Siga-o no Twitter, Facebook e no site Bundesliga.com.br

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter


Autor: Gerd Wenzel

Notícias